Term Metro De Insolv Ncia Apostila

3329 palavras 14 páginas
Insolvência de Empresas

ARTIGO DE AUTORIA DOS PROFS. José Roberto Kassai Sílvia Kassai
RESUMO

Desvendando o Termômetro de Insolvência de Kanitz

A análise de balanço através de indicadores contábeis é enriquecida pela existência de modelos preditivos, estruturados a partir de uma cesta de informações ponderada de acordo com critérios estatísticos. É o caso dos modelos de previsão de insolvência.

O termômetro de insolvência de Kanitz, utilizado para prever falência das empresas, foi um dos modelos pioneiros no Brasil na década de 70. Ao divulgar seu modelo, KANITZ não explica como chegou à fórmula de cálculo, dizendo tratar-se de um ferramental estatístico.

O objetivo deste nosso trabalho é justamente mostrar o ferramental estatístico utilizado pelo autor, de uma forma simples e sem os rigores das formulações matemáticas. Trata-se da análise discriminante, uma técnica que permite realizar cálculos de regressão linear com variáveis não numéricas..

Mostramos, através de cinco passos básicos, como se monta um modelo próprio de previsão de insolvência. Para isso, desenvolvemos um caso prático utilizando os recursos de cálculos das conhecidas planilhas eletrônicas.

Pretendemos, com isso, despertar o leitor para modelos mais recentes e sofisticados, e até incentivá-lo a desenvolver seus próprios modelos, não apenas restritos a análise de crédito, mas aplicáveis em quaisquer outras áreas do planejamento empresarial, desmistificando a idéia de que só com profundos conhecimentos estatísticos se pode tê-los.

Desvendando o Termômetro de Insolvência de Kanitz
1. Apresentação A análise de balanços através de indicadores contábeis tem se desenvolvido no meio acadêmico graças à integração com a comunidade empresarial. O escopo desses indicadores é abrangente e a possibilidade de criarem-se novas fórmulas de acordo com necessidades específicas tem como limite a experiência e a criatividade de cada pessoa.

Para que o analista não se sinta perdido diante

Relacionados