Tercido Osseo

2978 palavras 12 páginas
APOSTILA DE ANATOMIA
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE ANATOMIA
1- Conceitos e considerações:

Anatomia (do grego antigo [anatome], "seccionar"), é o ramo da biologia no qual se estudam a estrutura e organização dos seres vivos, tanto externa quanto internamente. (site wikipédia)
Anatomia (grego = ANA = em partes; = TOMEIN = cortar, OU SEJA, por definição vem a ser o estudo das partes seccionadas, cortadas).
Anatomia é a ciência que estuda, macro e microscopicamente, a constituição e o desenvolvimento dos seres organizados .(Ezequiel Rubinstein).
Conceito de Anatomia proposto em 1981 pela American Association of Anatomists:
Anatomia é a análise da estrutura biológica, sua correlação com a função e com as modulações de estrutura em resposta a fatores temporais, genéticos e ambientais. Seu estudo tem uma longa e interessante história, desde os primórdios da civilização humana. Inicialmente limitada ao observável a olho nu e pela manipulação dos corpos, expandiu-se, ao longo do tempo, graças a aquisição de tecnologias inovadoras.
Atualmente, a Anatomia pode ser subdividida em três grandes grupos:
-Anatomia macroscópica,
- Anatomia microscópica
- Anatomia do desenvolvimento.
-Macroscópica => o estudo das estruturas observáveis a olho nu.
-Microscópica=> aquela relacionada com as estruturas corporais invisíveis a olho nu e requer o uso de instrumental para ampliação, como lupas, microscópios ópticos e eletrônicos. Este grupo é dividido em Citologia (estudo da célula) e Histologia (estudo dos tecidos e de como estes se organizam para a formação de órgãos) . -Desenvolvimento=> estuda o desenvolvimento do indivíduo a partir do ovo fertilizado até a forma adulta. Ela engloba a Embriologia que é o estudo do desenvolvimento até o nascimento.
Os sistemas que, em conjunto, compõem o organismo do indivíduo são:
-Sistema Tegumentar
-Sistema Esquelético (ossos

Relacionados

  • tercido cartilaginoso e osseo
    1273 palavras | 6 páginas
  • sistema articular
    2024 palavras | 9 páginas
  • Histologia
    4874 palavras | 20 páginas