TERCEIRO TRABALHO DE INFORMATICA

445 palavras 2 páginas
O IMPACTO DAS NOVAS TECNOLOGIAS NO PODER JUDICIARIO:
Estima-se que atualmente as novas tecnologias têm interferido diretamente na vida dos cidadãos, de forma que a cidadania e o acesso a informações estão sendo mais rápidas, consequentemente, gerando cobranças por parte da sociedade a qual requer uma resposta mais célere e eficaz do Poder Judiciário na solução de conflitos. Desta forma, “o novo cenário desenhado pela cibernética desencadeou uma nova visão acerca dos conflitos de interesse à luz do Direito” , haja vista a inaplicabilidade dos arcaicos institutos às novas relações.
A fim de dar solução ao problema, todos os Tribunais foram convocados a apresentar projetos na área da tecnologia. Com isso, foi criado o PROJUDI – projeto elaborado pelo Conselho Nacional de Justiça, a fim de gerenciar todas as rotinas procedimentais. Nesse sentido, a Justiça Federal se tornou o primeiro órgão a utilizar “uma ferramenta tecnológica revolucionária no âmbito dos Juizados Especiais Federais. Graças à simplicidade do procedimento, ousaram os tecnólogos da informação em desenvolver um sistema eletrônico de distribuição e tramitação processuais sem a utilização de papel”.
Assim, o Poder Judiciário passou a “experimentar” os avanços da tecnologia, desde a interligação entre varas e tribunais até a implementação das chamadas varas virtuais, nas quais os processos são totalmente virtuais. Assim, buscam-se com estas novas tecnologias uma rápida prestação jurisdicional com objetivo de facilitar a vida do operador do direito.
É notório que, com a evolução dos serviços oferecidos pela internet e pelos tribunais, há grande possibilidade de se acompanhar, on line, toda movimentação processual, além de obter a vantagem de “peticionamento eletrônico” para advogados cadastrados. Com tal avanço tornou-se possível, na fase da execução, caso não haja pagamento espontâneo ou não seja obedecida a gradação na nomeação de bens à penhora, os juízes poderão fazer uso do sistema Bacen-Jud –

Relacionados

  • ISO 15408
    26328 palavras | 106 páginas
  • Kant
    25383 palavras | 102 páginas