Terceiro Mundo

Páginas: 5 (1095 palavras) Publicado: 12 de maio de 2014






9ºE

O TERCEIRO MUNDO

A maior parte dos países de África, Ásia e América Latina que atualmente constituem o denominado Terceiro Mundo eram no século XIX colónias dos países ocidentais desenvolvidos.
Após a II Guerra Mundial apoiados pela Carta da Nações Unidas, que defende o direito dos povos colonizados à autodeterminação e independência, dá-se o desmoronamento dos secularesimpérios coloniais europeus fazendo surgir um novo mapa político em vários continentes.
COMO PODEMOS CLASSIFICAR ESTES PAÍSES?
O termo TERCEIRO MUNDO começou a ser utilizado associando a ideia aos países que ficavam arredados dos centros de decisão e de repartição mundial da riqueza.
A expressão SUBDESENVOLVIDOS contém implicitamente a ideia de que estes países se encontram numa situação deatraso quando comparados com os países desenvolvidos.
A partir de 1966 as Nações Unidas introduziram a expressão PAÍSES EM VIAS DE DESENVOLVIMENTO e atualmente PAÍSES EM DESENVOLVIMENTO (PVD/PED).
Atendendo ao fosso entre os países desenvolvidos do Norte e e os países mais pobres do hemisfério Sul é habitual utilizar-se a expressão PAÍSES DO NORTE e PAÍSES DO SUL.










OS REFLEXOS DACOLONIZAÇÃO
O período de colonização deixou várias consequências nos planos económico, social e político:
Destruição das economias tradicionais – exportação de produtos primários de baixo valor acrescentado e importação de produtos manufaturados pagos a preços elevados.
Pilhagem dos recursos naturais.
Criação de fronteiras políticas artificiais – sem ter em conta a cultura e as afinidadesdos povos.
Destruição das estruturas sociais, políticas e linguísticas.
Cidades construídas de forma a servir os interesses das metrópoles.
Ritmo de crescimento demográfico acelerado devido à baixa da taxa de mortalidade.
Migrações internas e vagas de refugiados.
Dualismo económico, um moderno e lucrativo controlado pelas transnacionais, outro tradicional e pouco produtivo virado para oautoconsumo.
Desigualdades económicas e sociais profundas entre as elites do poder e uma vasta população que vive na pobreza.

A MORTE DO COMPLEXO DE INFERIORIDADE
Em Bandung, os representantes dos países africanos e asiáticos tomaram uma medida que lhes iria permitir participar inteiramente na política internacional. Tomando consciência do destino e dos interesses das suas comunidades, os "antigoscolonizados" uniram-se para afirmar o anti-imperialismo, o não alinhamento e o direito ao desenvolvimento.
Requisitório contra a colonização, a conferência reuniu prioritariamente os seus participantes contra o imperialismo.
O anti-imperialismo faria desenvolver os países, depois de Bandung, no seio da Organização de Solidariedade dos Povos da Ásia e da África, criada em 1958, logo após aentrada em massa dos países africanos no próprio seio das Nações Unidas.
Como consequência deste requisitório, os países descolonizados adotaram o princípio do não alinhamento como condição necessária à manifestação da sua personalidade e da sua identidade. No contexto da guerra fria, o " não aceitar recorrer a medidas de defesa coletiva, destinadas a servir os interesses das grandes potências sejamelas quais forem", significa isso mesmo.
No plano político, Bandung provocou entre os países africanos e asiáticos a " morte do complexo de inferioridade", segundo a palavra de L. S. Senghor.

INDEPENDÊNCIA POLÍTICA E DEPENDÊNCIA ECONÓMICA
Apesar da soberania política conseguida pelos povos destes novos países, os problemas de unidade relacionados com as fronteiras (muitas vezes definidas pelospaíses colonizadores) e com as divisões étnicas e tribais, bem como a falta de tradição de modelos democráticos e, sobretudo, a dependência económica, impediram muitos destes povos de se libertarem totalmente da influência dos países mais poderosos.
A estas características acrescentam-se: o elevado crescimento demográfico, devido às altas taxas de natalidade; a pobreza e a fome, em algumas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O terceiro Mundo
  • Terceiro mundo
  • Terceiro mundo
  • Terceiro Mundo
  • Terceiro mundo
  • O terceiro mundo
  • Terceiro Mundo
  • O Terceiro Mundo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!