terceiro corte epistemológico e o fime escafândro e a borboleta

930 palavras 4 páginas
O terceiro corte epistemológico ocorre quando a psicanálise influencia a Psicomotricidade. Surge a clínica psicomotora cujo enfoque agora não é mais num corpo em movimento, mas num sujeito com seu corpo em movimento. A clínica psicomotora está centrada no corpo de um sujeito desejante e não mais num ser em sua globalidade. Portanto, esse corpo é um meio, um simbolismo, ponto a que se dirige o investimento do sujeito. Desse modo, a clínica psicomotora será norteada pelo conceito de transferência. Assim o movimento estabelece relação com a história de vida de cada sujeito e não está apenas voltada para sua face meramente instrumental, como: fala audição, percepção ou aprendizagem. Mas, sim, conduzida pela sua face estrutural, ou seja, aqueles aspectos que estão mascarados pelos aspectos instrumentais, alicerçando-os e constituindo-os, tanto pelo sistema nervoso central quanto pelo psiquismo do sujeito.
Segundo Levin (1995) demarca uma virada fundamental na concepção teórico-prática do campo psicomotor, situando, portanto, o terceiro corte epistemológico, em que o olhar do psicomotricista já não está mais centrado num corpo em movimento, mas num sujeito desejante com seu corpo em movimento. No vínculo com o cliente, o psicomotricista leva em consideração não mais à relação de empatia, mas a relação transferencial, dando ênfase não mais à manifestação expressiva, mas simbólica, delineando-se, assim, o campo da clínica psicomotora. Ainda Levin (1995 p.42) “A clínica psicomotora é aquela na qual o eixo é a transferência e, nela, o corpo real, imaginário e simbólico é dado a ver ao olhar do psicomotricista. O sujeito diz com seu corpo, com sua motricidade, com seus gestos, e, portanto, espera ser olhado e escutado na transferência desde um lugar simbólico”.

Para tanto, podemos aferir no filme O escafandro e a borboleta tal corte epistemológico, observando no decorrer das sessões de Bauby com a fonoaudióloga quando a mesma passou a compreender a dimensão subjetiva

Relacionados