Terceirizaçao

Páginas: 7 (1546 palavras) Publicado: 25 de setembro de 2011
Terceirização (Outsourcing)
O que é?

A terceirização ou outsourcing é uma prática que visa à redução de custo e o aumento da qualidade. Pode ser usada em larga escala por grandes corporações e, observada principalmente em empresas de telecomunicações, mineração, indústrias etc. Pequenas e médias empresas também podem se beneficiar muito com essa prática, uma vez que elimina burocraciasinternas com as atividades-meio.
Significa passar adiante (para terceiros) a responsabilidade pela execução de determinada atividade ou conjunto de atividades e pagar por isto. Passa o serviço e a responsabilidade.
.
Terceirização na Sociedade moderna.

A primeira vez que surgiu a modalidade chamada terceirização no capitalismo moderno foi durante a 2ª Guerra Mundial nos Estados Unidos. Asindústrias bélicas precisavam produzir mais e decidiram se concentrar nas atividades-fim (produção de armas e munições) e contratar outras empresas para as atividades-meio.

Nos anos 80, o processo de terceirização das grandes empresas tomou forma. No Brasil, a tendência chegou aos anos 90. Na época de reengenharia, as empresas, a fim de baratear custos, tiveram que verificar exatamente o que é suaatividade-fim e o que é sua atividade-meio. A maioria das empresas começou a terceirizar escolhendo as áreas mais simples como serviços gerais ou segurança.
Classificação.

A terceirização pode ser classificada conforme dois critérios: a natureza do trabalho ou atividade que é realizada e o modo pelo qual se opera a terceirização. Segundo a natureza do trabalho que é terceirizado, têm-se funçõesda área tecnológica e da área administrativa. Segundo o modo pelo qual a terceirização opera, tem-se terceirização parcial e total. Ele ainda destaca as principais atividades a sofrerem terceirização (Outsourcing), que seriam: sistemas de informação, serviços de processamento, e processos de negócios. Também, ressalta as características do processo de terceirização, como sendo um processo deinterferência externa, funções de apoio, continuidade, supervisão e qualidade.

Tipos de Terceirização.

Terceirização de primeira etapa: É uma das formas mais comuns e antigas da terceirização. Consiste na aquisição de matéria-prima e insumos industrializados por terceiros, para compor o produto final da empresa.
Terceirização etapa intermediária: É quando o terceiro intervém na atividade-meio dotomador dos serviços, executando o seu trabalho nas instalações deste ou não.
É a terceirização dos chamados serviços, tais como: limpeza, vigilância, manutenção, alimentação e outros.
Terceirização etapa final: É quando a empresa franquia á outra a comercialização do seu produto.
Terceirização etapa total: É quando a empresa franquia á outra a produção e a comercialização de seu produto.O que pode ser Terceirizado?

O processo de terceirização envolve o relacionamento da empresa que contrata serviços e a empresa que fornece os serviços.

As atividades terceirizadas:

• Processo ligado ás atividades da empresa – Exemplo: produção, distribuição, operação;
• Processos não ligados à atividade-fim da empresa – Exemplo: publicidade e limpeza;
• Atividades de suporte á empresa– Exemplo: treinamento, seleção e pesquisa.
• Substituição de mão-de-obra direta, por mão-de-obra indireta ou temporária.

Vantagens.

Razões de ordem financeira: Redução dos custos passíveis de enxugamento e economia na utilização dos recursos da empresa;
Razões de ordem tecnológica: A contratada disponibiliza à contratante todas as inovações tecnológicas que surgem no mercado;
Razõescompetitivas: A empresa que adere ao outsourcing torna-se mais ágil se concentrando nas questões realmente significativas;
Excelência operacional: Concentração no essencial à evolução competitiva da empresa, sem abrir mão da qualidade nas atividades contratualmente delegadas;
Competência no negócio: A procura de maior competência no negócio justifica a entrega de funções de apoio, que pouco...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Terceirização
  • Terceirização
  • Terceirizacao
  • terceirização
  • terceirizacão
  • TERCEIRIZAÇÃO
  • Terceirização
  • terceirização

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!