Terceirização

Páginas: 6 (1326 palavras) Publicado: 5 de outubro de 2011
A Terceirização vem sendo utilizada como ferramenta administrativa já há várias décadas. Há muitos anos, nas empresas do primeiro mundo e no Brasil, se pratica a contratação, via prestação de serviços, de empresas especializadas em atividades específicas, que não cabem ser desenvolvidas no ambiente interno da organização.
Muitos segmentos se especializaram nesta prática, utilizando-se comfrequência da contratação de serviços para o setor de produção, tais como as empresas que compõem o setor da indústria gráfica e o setor da indústria têxtil.
Hoje, no entanto a terceirização se investe de uma ação mais caracterizada como sendo uma técnica moderna de administração e que se baseia num processo de gestão, que leva a mudanças estruturais da empresa,  a mudança cultural, procedimentos,sistemas e controles, com um objetivo único quando adotada: atingir melhores resultados, concentrando todos os esforços e energia das empresas para a sua atividade principal. Para tanto, o sucesso de sua  aplicação está na visão estratégica que os dirigentes deverão ter quando de sua aplicação nas empresas, de modo que ela se consolide como metodologia e prática.
Como processo e técnica de gestãoadministrativa-operacional corrente nos países industrialmente competitivos, a Terceirização originou-se nos EUA, logo após a eclosão da II Guerra Mundial. As indústrias bélicas tinham como desafio concentrar-se no desenvolvimento da produção de armamento a serem usados contra as forças do Eixo, e passaram a delegar algumas atividades de suporte a empresas prestadoras de serviços mediantecontratações.
Este conceito básico de horizontalizarão foi sendo aplicado, em tempos de mutação administrativa, que variou/migrou posteriormente para a verticalização, com a empresa concentrando assim, sob coordenação, todas as suas atividades técnicas e administrativas referentes à sua operação.
Na década de oitenta, o mercado sinalizou novas mudanças para as empresas. O que se retratava era uma questãomáxima: cada vez mais o cliente, se tornava  o "centro das atenções" das empresas, que tentavam dirigir a ele todas as atenções. Este "voltar-se ao cliente”, conhecer realmente o seu perfil, pegou em cheio as organizações, acostumadas a dirigir o mercado, praticamente impondo o seu produto ou serviço. Assim, as pequenas e médias empresas, mais ágeis e percebendo o momento de mutação, aproveitaram-se dasituação e começaram a conquistar fatias significativas deste mesmo mercado.
Foi, então, a oportunidade para que as grandes corporações praticassem um exercício de reflexão, "olhando para dentro" e descobrindo saídas que a colocassem novamente no mercado, de forma competitiva.
Este primeiro esforço de mudança foi feito com a introdução do downsizing que consiste na redução dos níveishierárquicos, providência necessária para se "enxugar" o organograma, reduzindo o número de cargos e agilizando a tomada de decisões  - o que não implica necessariamente, em cortes de pessoal. Este processo permitiu, numa primeira etapa, uma evolução parcial na tentativa das empresas se tornarem mais ágeis, eliminando níveis intermediários, que acabavam restringindo a corrente decisória.
Outsourcingexpressão em inglês, que significa "terceirização" foi, então, desbravado e adotado de forma plena empresas, referenciado sempre pela concepção estratégica de implementação.
No Brasil, a Terceirização se introduziu sob outro prisma. A recessão como pano de fundo levou também as empresas a refletirem sobre sua atuação. O mercado cada vez mais restrito acabou determinando a diminuição das oportunidades,possibilitando que novas abordagens fossem aplicadas para buscar a minimização das perdas. O exemplo da aplicação em outros países rapidamente foi acolhido pelas nossas empresas, pois o ambiente era propício.
Ao mesmo tempo, a  Terceirização demonstrava o outro lado da moeda: o fomento para a abertura de novas empresas, com oportunidade de oferta de mão-de-obra, restringindo assim, de certo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Terceirização
  • Terceirização
  • Terceirizacao
  • terceirização
  • terceirizacão
  • TERCEIRIZAÇÃO
  • Terceirização
  • terceirização

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!