Terceirização do trabalho

Páginas: 5 (1125 palavras) Publicado: 7 de abril de 2013
RESUMO DO TEXTO
DESEMPREGO, INFORMALIDADE E PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO NO BRASIL CONTEMPORÂNEO: ENSAIO SOBRE UMA TRAGÉDIA ANUNCIADA
Texto de autoria de David Moreno Montenegro

A flexibilidade da produção, não se detém somente na diversificação de produtos, mas na de tarefas numa rede mais frouxa de obrigações e compromissos e de decisões mais rápidas. Interferindo diretamente na questão dotempo são todas tarefas em curto prazo que corroem a fidelidade, a confiança e o compromisso dos colaboradores na empresa, família e comunidade.
Tarefas realizadas em pequenos grupos, e que supostamente levariam a uma maior distribuição do poder de decisão, não estariam de maneira alguma alterando o centro das decisões, mas, das responsabilidades e das cobranças de trabalho.
O fracasso, na forma deperda de emprego, passa a ser a tragédia súbita que desorganiza a vida das famílias de classe média e a auto-estima do trabalhador, mudando a relação na família e perspectivas de vida.
A acumulação capitalista e o excedente estrutural de mão-de-obra o trabalho supérfluo e seus sujeitos na sociedade capitalista.
Composição orgânica do capital, que é representada pelas “pessoas” a composiçãovalor do capital e reflete suas modificações. Mão-de-obra demandado no capitalismo é determinado pela parcela variável isto é, colaboradores que compõe o capital global.
Um aspecto específico da produção capitalista é que a força de trabalho é comprada não como outra mercadoria qualquer, para satisfazer as necessidades pessoais do comprador, mas sim, para valorizar o seu capital, através da produçãode mercadorias que consubstanciem mais trabalho do que ele paga.
Com o crescimento da composição orgânica do capital, junto à acumulação ao longo do tempo, uma alteração nas técnicas de produção, onde a força de trabalho é crescentemente substituída por máquinas, sendo associado ao processo de concorrência entre os capitalistas ocorrendo principalmente devido à competição existente entre ocapital e a força de trabalho, isto é, entre capitalistas e trabalhadores.
Temos que levar em consideração o desemprego para compreender a atual situação em que se encontra os trabalhadores, suas vidas e seus dilemas. Sendo essa situação a mais complexa em razão da sua profundidade e múltiplas abordagens.
Consideramos assim essencial o retorno a Marx, para passar pelas estruturas que constituem asatuais sociedades capitalistas. Onde se destaca o desemprego e a falta de oportunidade para prover sua subsistência, onde se configura o mercado de trabalho e as formas de organização dos trabalhadores em uma crise.
Não invalidando as citações dos autores anteriormente analisados, mas tentando dar maior visão nos concursos apresentados, explicando os conceitos discutidos na sociologia nospresentes dias. Só assim podemos compreender a comovente situação que o campo trabalhista brasileiro se encontra e suas mudanças na inserção no mercado.
Marx desenvolveu um estudo da composição do capital e de suas modificações no capítulo sobre Lei geral da acumulação capitalista em o Capital,ao observar como funciona a economia no sistema capitalista, Marx desenvolve a construção teórica que a mão deobra do capitalismo é determinada pela força de trabalho. E essa quantidade de trabalho tende a crescer juntamente com o crescimento global, porém decrescente, gerando o empobrecimento da classe trabalhadora.
O que Marx pretende deixar claro é que o capitalismo explora o trabalhador e que o modo de produção capitalista reage a qualquer manifestação da mão de obra explorada à tirar proveito ouelevar os eu preço no mercado, reduzindo assim os lucros do capital. Tornando –s e assim inevitavelmente o decréscimo da mão de obra fazendo o sistema manter uma reserva da força de trabalho – superpopulação relativa. Teixeira (1995 : 1999) ressalta que a criação dessa superpopulação tem diferentes implicações, dentre elas regular os salários, libertar o capital das barreiras do crescimento...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Terceirização do Trabalho
  • trabalho de terceirização
  • terceirização do trabalho
  • Trabalho de terceirização
  • Trabalho terceirização
  • TERCEIRIZAÇÃO NO DIREITO DO TRABALHO
  • A ISONOMIA SALARIAL NA TERCEIRIZAÇÃO DO TRABALHO
  • Abordagem da Terceirização do trabalho no Brasil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!