Terceira infancia

Páginas: 13 (3225 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014

Terceira Infância

Desenvolvimento Físico na Terceira Infância

- O desenvolvimento físico na terceira infância não é tão rápido quanto nos períodos anteriores. Os meninos são ligeiramente mais altos do que as meninas no inicio desse período, mas as meninas iniciam o surto de crescimento da adolescência mais cedo e, assim, tendem a ser mais altas do que os meninos no final da terceirainfância.
- Em média, as crianças precisam de 2.400 calorias por dia para ter crescimento e saúde normal.
- Os dentes permanentes chegam na terceira infância. A saúde dentária melhorou, principalmente por causa da utilização de flúor e da melhor assistência odontológica.
- A obesidade é cada vez mais comum entre as crianças norte-americanas. Ela é influenciada por fatores genéticos e ambientais. Apreocupação com a imagem corporal, especialmente entre meninas, pode acarretar transtornos alimentares.
- Imagem corporal: crenças descritivas e de avaliação sobre nossa aparência; a aparência que acreditamos que temos.
- A subnutrição pode afetar todos os aspectos do desenvolvimento.
- Devido ao melhor desenvolvimento motor, meninos e meninas na terceira infância podem praticar uma gama maisampla de atividades motoras do que os pré-escolares.
- Cerca de 10% das brincadeiras livres de crianças em idade escolar constituem-se de brincar impetuoso. Ela é mais comum entre meninos do que entre meninas.
- Brincar impetuoso: modo vigoroso de brincar que envolve lutar; rolar no chão, chutar, agarrar e, às vezes, perseguir, em geral acompanhado de risos e gritos.
- As diferenças nascapacidades motoras de meninos e meninas aumentam com a aproximação da puberdade, em parte devido à maior altura e força dos meninos e em parte devido às expectativas e à experiência cultural.
- A terceira infância é um período relativamente saudável; a maioria das crianças são imunizadas contra as principais doenças, e a taxa de mortalidade é a mais baixa de todo o ciclo de vida. Entretanto, muitascrianças, principalmente as meninas, não satisfazem os padrões de boa forma.
- As doenças na terceira infância tendem a ser breves e passageiras. Os problemas de saúde agudos (doenças ocasionais que duram pouco tempo), como infecções, alergias, resfriados ou viroses, são típicos nesta idade, pois os germes disseminam-se livremente entre as crianças na escola ou nas brincadeiras.
- As crianças comproblemas de saúde crônicos (transtornos físicos, do desenvolvimento, comportamentais e/ou transtornos emocionais que exigem serviços de saúde especiais) tendem a ser surpreendentemente resistentes.
- A visão torna-se mais precisa durante a terceira infância, mas uma minoria das crianças tem visão ou audição defeituosa.

Desenvolvimento Cognitivo na Terceira Infância

- Dos 7 aos 12 anos, umacriança está no estágio das operações concretas de Piaget. Terceiro estágio de desenvolvimento cognitivo durante o qual as crianças desenvolvem o pensamento lógico, mas não o abstrato.
- As crianças são menos egocêntricas do que antes e mais proficientes em tarefas que exigem raciocínio lógico, como:
1. Pensamento Espacial
Ex: Danielle é capaz de utilizar um mapa ou modelo como auxílio na buscapor um objeto escondido e sabe dar instruções para que outra pessoa encontre o objeto. Ela sabe ir e voltar da escola, calcular distâncias e julgar quanto tempo levará para ir de um lugar para outro.
2. Compreensão de Causalidade (Causa e Efeito)
Ex: Douglas sabe quais atributos físicos dos objetos em cada lado de uma balança afetarão o resultado. Ele ainda não sabe que fatores espaciais, taiscomo posição e colocação dos objetos, fazem diferença.
3. Classificação
Ex: Elena sabe classificar os objetos em categorias, como forma, cor ou ambos. Ela sabe que uma subclasse tem menos integrantes do que a classe à qual ela pertence.
4. Seriação e Inferência Transitiva
- Seriação: capacidade de ordenar itens segundo uma dimensão;
- Inferência transitiva: compreensão da relação entre dois...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • terceira infancia
  • Terceira Infancia
  • Terceira infancia
  • Terceira Infância
  • Terceira infancia
  • Terceira infancia
  • TERCEIRA INFÂNCIA
  • Trabalho de psicologia terceira infancia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!