terceira idade

Páginas: 12 (2926 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
O envelhecimento inicia-se quando cessa o crescimento e o desenvolvimento. Os 65 anos dão entrada na 3ª idade, se envelhece quando as estruturas orgânicas e a sua actividade entram em perda e os ritmos de construção estrutural e de funcionamento biológico não superam os ritmos de destruição e de debilidade funcional.
Os factores de envelhecimento são: genéticos, ambientais (nutricionais) e deestilo de vida. Os objectivos da intervenção nutricional são: prolongar a vida e impedir doenças causadas por erros alimentares e por má nutrição.
Num estudo realizado recentemente a dimensão do problema de má nutrição nos idosos poderá passar por um factor limitante, um exemplo é a hospitalização: em que 25% dos indivíduos com mais de 65 anos são mal nutridos; 40% dos idosos assistidos em casa querequerem cuidados médicos ou de enfermaria sofrem de má nutrição e 50% dos idosos hospitalizados sofrem de má nutrição.
Em relação ao peso, o que se verifica nos idosos do sexo feminino é um aumento até aos 50 anos, estabilização aos 50/60 até aos 70 anos e diminuição a partir dos 70 anos e no sexo masculino um aumento de peso até aos 40 anos, estabilização dos 40/50 até 70 anos e uma diminuiçãoa partir dos 70 anos.
Em relação a estatura há uma diminuição de 3 cm, devido a alteração dos discos intervertebrais, da postura e da densidade dos ossos (osteoporose).
Alterações fisiológicas que interferem com a nutrição
A. Por dificultarem a digestão:
Alteração da percepção dos sabores: diminuição do gosto e olfacto e próteses dentárias;
Deglutição difícil: diminuição do débito salivar exerostomia (boca seca);
Mastigação dificultada: perda dos dentes e próteses.
B. Por diminuição da absorção:
Diminuição da mobilidade intestinal;
Renovação lenta das células da mucosa do intestino delgado;
Diminuição da produção de lípase, amílase e pepsina;
Hipocloridria (diminuição da quantidade de ácido clorídrico) e acloridria (ausência total de ácido clorídrico).
As causas de mánutrição são:
Pobreza
Ignorância
Imobilidade
Má dentição
Ingestão lenta
Isolamento (leva à monotonia e a repetição de determinadas refeições)
Solidão
Viuvez
Depressão
Anorexia
Alcoolismo
Trémulo
Medicações
Doenças crónicas associadas
As necessidades energéticas diminuem porque há menos exercício físico, diminuição do metabolismo basal (corresponde a quantidade de energia que permite a umindivíduo assumir os consumos vitais, não passíveis de interrupção, se pretender assegurar a continuidade da vida) e diminuição da termogénese alimentar (é um facto que a produção de calor aumenta depois de uma refeição, quer esta se realize de forma oral ou parenteral), ocasionando assim obesidade e má nutrição com necessidades inferiores a 1500 Kcal, esse aporte diário em energia pode não prover osmicronutrientes necessários provocando assim o uso indiscriminado de suplementos vitamínicos e minerais.
Há uma diminuição do metabolismo basal, portanto é de ponderar e analisar as seguintes consequências desse decréscimo, porque há diminuição da massa muscular: 450g/Kg (20-30anos); 300g/Kg (70 e mais anos), ou seja, menos 6,3 % por década; diminuição da actividade física e consequentemente oaumento da massa gorda e sua distribuição.
Necessidades nutricionais em proteínas não diminuem e aumentam com a doença e o stress, em relação aos lípidos deve-se ter em conta o aspecto qualitativo e quantitativo,ou seja, diminuição da gordura saturada, principalmente os ácidos láurico, mirístico, palmítico (mais agressivo) e o esteárico, diminuição da ingestão de colesterol, aumentar a ingestão depoli e monoinsaturados e diminuir a participação global das gorduras na dieta.
No que diz respeito aos hidratos de carbono (vulgarmente conhecidos como açúcares), quando há diabetes manifesta deve-se reduzir moderadamente os hidratos de carbono. Em idade avançada a tolerância à glicose diminui e a tolerância normal aumenta. Podemos considerar diabetes quando os valores glicémicos em jejum...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • terceira idade
  • Terceira idade
  • Terceira Idade
  • Terceira idade
  • terceira idade
  • Terceira Idade
  • Terceira idade
  • Terceira idade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!