terceira idadde

891 palavras 4 páginas
Os processos de construção do conhecimento e da aprendizagem nos adultos são menos investigados, porque a idade adulta tem sido tradicionalmente encarada como um período de estabilidade e de ausência de mudanças. Mas, atualmente, já é vista como uma etapa importante do desenvolvimento humano, com características definidas em função dos fatores culturais. De facto, se em cada período da vida se podem identificar vários papéis, atividades e relações sociais, tal facto é mais visível a partir do final da adolescência com a entrada no mundo do trabalho e a formação de uma família própria.

A atividade profissional e a vida familiar dependem das expectativas sociais em torno desses papéis, que são claramente dependentes de fatores históricos, culturais e sociais. O papel de mãe na cultura ocidental não é encarado do mesmo modo que na árabe. Um profissional nos EUA tem direitos diferentes dos de um profissional idêntico na China ou na África.
O adulto está inserido no mundo do trabalho e das relações interpessoais de modo diferente da criança e do adolescente. Traz consigo uma história mais longa (e provavelmente mais complexa) de experiências, conhecimentos acumulados e reflexões sobre o mundo exterior, sobre si mesmo e sobre as outras pessoas. Em relação às situações de aprendizagem, essas peculiaridades da etapa de vida em que se encontra o adulto fazem com que ele traga consigo diferentes habilidades e dificuldades (em comparação com a criança) e, provavelmente, maior capacidade de reflexão sobre o conhecimento e sobre seus próprios processos de aprendizagem.
Para além dessas características gerais, não se deve tratar o adulto de forma abstrata e universal, porque estaremos muito provavelmente a traçar um retrato estereotipado do adulto, muito provavelmente correspondente ao homem ocidental, urbano, branco, pertencente a camadas médias da população, com um nível de instrução relativamente elevado e inserido no mundo do trabalho numa ocupação razoavelmente

Relacionados

  • Domesticação de plantas frutíferas
    4657 palavras | 19 páginas
  • Dissertacao BC 21
    58481 palavras | 234 páginas