teratoligias infectocontagiosas

984 palavras 4 páginas
A teratologia : desenvolvimento pré-natal alterado, ou seja, estuda as causas, mecanismos e padrões do desenvolvimento anormal.
O citomegalovírus é um tipo de vírus que pode causar uma infecção do sistema nervoso central, digestivo e na retina, presente na maioria das pessoas que se manifesta quando o sistema imune encontra-se muito comprometido.
São sintomas de infecção pelo citomegalovírus: febre, dor de cabeça, dor de garganta e alterações no fígado e no baço.
Citomegalovírus na gravidez
Quando ocorre infecção pelo citomegalovírus na gravidez, quando o sistema imune da mulher encontra-se comprometido, há maior risco de complicações. Neste caso, os sintomas podem incluir febre e inchaço dos gânglios linfáticos, e o médico deverá pedir um exame de sangue para comprovar a doença e assim poder receitar um antiviral.
Embora raras, as complicações que podem surgir devido a infecção pelo citomegalovírus na gravidez podem incluir: parto prematuro, calcificações cerebrais no bebê, retardo mental e/ou motor ou morte fetal.

Rubéola: Sua característica mais marcante são as manchas vermelhas que aparecem primeiro na face e atrás da orelha e depois se espalham pelo corpo inteiro. O contágio ocorre comumente pelas vias respiratórias
A rubéola congênita, ou seja, transmitida da mãe para o feto, é a forma mais grave da doença, porque pode provocar malformações como surdez e problemas visuais na criança.
Sintomas
O período de incubação do vírus é de cerca de 15 dias e os sintomas são parecidos com os da gripe:
* Dor de cabeça;
* Dor ao engolir;
* Dores no corpo (articulações e músculos);
* Coriza;
* Aparecimento de gânglios (ínguas);
* Febre;
* (manchas avermelhadas) inicialmente no rosto que depois se espalham pelo corpo todo.

Tratamento e Prevenção
O tratamento é sintomático. Antitérmicos e analgésicos ajudam a diminuir o desconforto, aliviar as dores de cabeça e do corpo e baixar a febre. Recomenda-se também que o paciente faça repouso durante o

Relacionados