terapia por cntngencias de reforçamento

272 palavras 2 páginas
Texto patricia comportamental

A diferença entre o behaviorismo radical e o metodológico, é que no primeiro ela considera fatos privados, enquanto no segundo está impedida de considerá-la. Segundo Skinner (1999, 1945), define o papel do comportamento verbal nos eventos privados: os termos, conceitos e construtos são respostas verbais, o significado da resposta verbal está entre os determinantes da resposta verbal e não é propriedade da resposta. Na terapia é importante que o sujeito através do repertório verbal descreva seu comportamento, e descrições que não foram executadas parecem dependem somente de eventos privados, como exemplo citado no texto “Estava a ponto de dar um soco no meu chefe”. Ou seja, os estímulos controladores estão privados, mas não parecem ter acompanhamento público. No momento em que o paciente descreve os diferentes controles de estímulos, eles descrevem os que aumentam e diminuem a probabilidade de imitir o comportamento.
De acordo com Guilhardi (2004), a intervenção do terapeuta, através das questões que propõe, transforma a descrição de um evento social presente em observação e descrição dos comportamentos privados e públicos da cliente e, ainda mais, em função de quais variáveis ambientais tais comportamentos dela ocorrem. O terapeuta desta forma instalou um relato verbal discriminativo do cliente e de que as relações tais comportamentos são função.
Skinner fez uma análise sobre “ver na ausência da coisa vista”, podendo trabalhar com eventos que não precisam estar presentes no sentido convencional, mas no sentido funcional. Ela pode apresentar vantagens, como por exemplo, um matemático que saiba ver o resultado antes de fazer a conta, mas também pode vir a ser um comportamento que apresenta algum tipo de deficiência.

Relacionados