Terapia Ocupacional

Páginas: 2 (462 palavras) Publicado: 15 de novembro de 2013
Fortaleza, 28 de março de 2011
Aluna: Ana Gabriela Viana
Disciplina: Introdução a Terapia Ocupacional


Conceito de Terapia Ocupacional


1. O que é?
A Terapia Ocupacional é uma profissãode nível superior reconhecida e regulamentada. É caracterizada pelo tratamento através de atividades. É atribuída ao Terapeuta Ocupacional a competência para o diagnóstico do desempenho ocupacional nasáreas das atividades de vida diária, atividades instrumentais de vida diária, trabalho e produtivas, lazer ou diversão e nos componentes de desempenho sensório-motor, integração cognitiva, ecomponentes cognitivos, habilidades psicossociais e componentes psicológicos, por meio da utilização de métodos e técnicas terapêuticas ocupacionais.

2. O que faz?
O campo de atuação dos terapeutasocupacionais está diretamente relacionado à política de saúde, de educação e outros programas sociais, que podem favorecer ou não o mercado para este profissional. Este profissional é formado em cursos deinstituições de ensino superior e se aperfeiçoa para exercer sua profissão dentro das diversas especialidades tais como: Saúde Mental, Distúrbios do Desenvolvimento Infantil, Reabilitação Funcional dosMembros Superiores, Neurologia, Gerontologia, Educação Especial, Tecnologia Assistida, Saúde do Trabalhador, Oncologia, dentre outras. 
O Terapeuta Ocupacional estimula a independência e autonomiaprogressiva do indivíduo, buscando sua satisfação e de sua família no desempenho das atividades que lhe são próprias e possíveis, em cada fase da recuperação ou na adaptação às sequelas permanentes.3. Quem é?
Atualmente, a ação do Terapeuta Ocupacional é imprescindível nos tratamentos de pacientes de todas as idades, cujas habilidades físicas, metais ou emocionais encontram-se debilitadas. Aprofissão, todavia, expandiu-se e ultrapassou os contornos da área específica da Saúde, projetando sua aplicação na esfera das relações sociais.

4. Para quem?
Terapeutas Ocupacionais trabalham...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Terapia ocupacional
  • Terapia ocupacional
  • Terapia ocupacional
  • Terapia Ocupacional
  • TERAPIA OCUPACIONAL
  • Terapia ocupacional
  • Terapia ocupacional
  • Terapia ocupacional

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!