TERAPIA OCUPACIONAL E COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA: UMA PERSPECTIVA INOVADORA

9293 palavras 38 páginas
REDE METODISTA DE EDUCAÇÃO - IPA
FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
CURSO DE TERAPIA OCUPACIONAL

TERAPIA OCUPACIONAL E COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA: UMA PERSPECTIVA INOVADORA

MARIANA LOCK SANTOS

Porto Alegre, junho de 2003
MARIANA LOCK SANTOS

TERAPIA OCUPACIONAL E COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA: UMA PESPECTIVA INOVADORA

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à coordenação do curso de Terapia Ocupacional como requisito parcial para obtenção de grau de Terapia Ocupacional na Rede Metodista de Educação - IPA no primeiro semestre de 2003.

Orientadoras: Luciane Wagner Maria Luiza R Flores

Porto Alegre, junho de 2003

DEDICATÓRIA

Aos meus pais, em especial minha mãe, por momentos de escuta, conforto e incentivo, nestes longos anos de estudos. Ao meu irmão, pela força e amizade que me oferecera. Aos meus colegas, em particular à “Tati”, pela contribuição e troca de sugestões durante os quatro anos de nossas vidas. Dedico-lhes esta conquista como gratidão.

AGRADECIMENTO

Desejo expressar minha gratidão àqueles que generosamente me ajudaram a construir e colorir o mosaico minucioso de uma dissertação científica, com fragmentos de discussões, conhecimentos e técnicas.
Meus sinceros agradecimentos dirigem-se à:
Aline Meireles, Terapeuta Ocupacional que me guiou pelo caminho da Neurologia me mostrando o quanto este é espetacular e surpreendente.
Dóris Méza, Terapeuta Ocupacional e minha mestra a qual conduziu-me pelos loucos caminhos da saúde mental.
Maria Luiza R. Flores, Psicopedagoga e Orientadora, que abriu magicamente todas as portas e foi presente e generosa em sua ajuda no aperfeiçoamento de meu trabalho de conclusão. Kátia S. Beidalki e Rita Besch, por ter compartilhado seus preciosos conhecimentos e informações acerca da comunicação alternativa, de modo acolhedor e motivador.

Relacionados