Terapia nutricional das doenças gastricas

Páginas: 6 (1351 palavras) Publicado: 26 de outubro de 2011
1.0. Introdução
A Terapia Nutricional é um termo usado na área de Nutrição, e foi introduzido em 1994 pela American Dietetic Association para substituir a expressão “Dieta para Diabéticos”. A Terapia Nutricional contempla a avaliação e tratamento, incluindo a individualização do tratamento, a negociação de metas, e avaliação contínua, por se tratar de uma condição crônica. Deve ser definida,prescrita e acompanhada, lembrando que, as orientações nutricionais não ocorrem em apenas um dia, mas sim, fazem parte de um processo educativo contínuo. Toda mudança comportamental leva tempo e precisa ser abordado aos poucos, por isso, o acompanhamento freqüente principalmente no início é de suma importância. Objetivo: Incrementar a orientação nutricional individualizada como forma de melhorar aadesão ao tratamento e alcançar melhorias no controle glicêmico de pessoas com diabetes.

3.0. CONCEITO DE DIABETES MELLITUS

O diabetes é um grupo de doenças metabólicas caracterizadas por hiperglicemia e associadas a complicações, disfunções e insuficiência de vários órgãos,especialmente os olhos, rins, nervos, cérebro, coração e vasos sangüíneos.Pode resultar de defeitos de secreçãoe/ou ação da insulina envolvendo processos patogênicos específicos, por exemplo, destruição das células beta do pâncreas (produtoras de insulina), resistência à ação da insulina, distúrbios da secreção da insulina, entre outros.

3.1.Diabetes tipo I:

De 5 a 10% dos casos de Diabetes são do tipo I, ou insulino-dependentes, que geralmente adoecem antes dos 30 anos (Diabetes Juvenil).Deinício geralmente súbito, é causada por deficiência de insulina, seja por componente genético, seja por fator auto imune, este desencadeado por infecções virais, elementos químicos, etc. (encontram-se anticorpos anti insulina endógena ou anti células das ínsulas pancreáticas).

3.2.Diabetes Tipo II:

Corresponde à imensa maioria dos casos (90 a 95%). Também chamado de não insulinodependente. Associa-se a história familiar, obesidade, e idade avançada. Aqui, dois são os defeitos principais: diminuição da sensibilidade dos tecidos à insulina (resistência à insulina) e alteração na função das células beta do pâncreas (liberação retardada ou inadequada de insulina). Tais alterações resultam numa lenta e deficiente supressão da produção de glicose pelo fígado e na redução da captação deglicose pelos tecidos.O Diabetes Tipo II aparece geralmente após os 40 anos de idade. Calcula-se que 40% dos doentes com Diabetes Tipo II lance mão da insulina para o seu controle. Relaciona-se com morbidade e mortalidade relevantes.

4.0. CUIDADO INTEGRAL AO PACIENTE COM DIABETES E SUA FAMÍLIA

Considerando a elevada carga de morbi-mortalidade associada, a prevenção do diabetes e desuas complicações é hoje prioridade de saúde pública. Na atenção básica, ela pode ser efetuada por meio da prevenção de fatores de risco para diabetes como sedentarismo, obesidade e hábitos alimentares não saudáveis; da identificação e tratamento de indivíduos de alto risco para diabetes (prevenção primária); da identificação de casos não diagnosticados de diabetes (prevenção secundária) paratratamento; e intensificação do controle de pacientes já diagnosticados visando prevenir complicações agudas e crônicas (prevenção terciária).O cuidado integral ao paciente com diabetes e sua família é um desafio para a equipe de saúde, especialmente para poder ajudar o paciente a mudar seu modo de viver, o que estará diretamente ligado à vida de seus familiares e amigos. Aos poucos, ele deverá aprendera gerenciar sua vida com diabetes em um processo que vise qualidade de vida e autonomia.
Este manual apresenta recomendações específicas para o cuidado integral do paciente com diabetes para os vários profissionais da equipe de saúde. No processo, a equipe deve manter papel de coordenador do cuidado dentro do sistema, assegurando o vínculo paciente-equipe de saúde e implementando...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Terapia nutricional na doença hepática
  • TERAPIA NUTRICIONAL
  • Terapia nutricional
  • Terapia nutricional
  • Terapia nutricional
  • Terapia Nutricional
  • Terapia nutricional
  • terapia nutricional

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!