Terapia Nas Situa Es De Inflama O Periapical

3432 palavras 14 páginas
Terapia nas situações de Inflamação Periapical

A necrose dos tecidos pulpares resulta da inflamação pulpar irreversível não tratada ou não diagnosticada. A compressão exacerbada dos vasos localizados na região apical acaba por interromper o suprimento sanguíneo para a polpa. A nutrição deficiente e os subprodutos da inflamação e das bactérias promovem a necrose do tecido pulpar. Inicialmente a necrose é assintomática, podendo manifestar-se através da alteração cromática da coroa. A extensão da inflamação ou necrose pulpar pode levar à inflamação periapical, e dependendo do contexto em que ela ocorre, diferentes prognósticos pode, ser esperados.
1. PERIODONTITE APICAL SINTÓMATICA (AGUDA)
Existem duas subdivisões da periodontite apical sintomática, traumática (que será abordada adiante) e a infecciosa, que ocorre na presença de microrganismos. Esta última ocorre no tratamento da polpa necrótica ou em dentes vitalizados com evidência de contaminação, por extrusão de matéria orgânica durante a instrumentação dos canais ou da invasão periapical por microrganismos provenientes de cárie. Edema e abscesso periapical agudo local são frequentemente observados nessa situação.
2. PERIODONTITE APICAL ASSINTOMÁTICA (CRÔNICA)
É a inflamação crônica do tecido periapical decorrente da presença de microrganismos no sistema de canais e região periapical. Radiograficamente, é representada pelo espessamento do ligamento periodontal, podendo evoluir para a reabsorção da lâmina dura e do tecido ósseo periapical. Clinicamente, essa alteração é denominada granuloma periapical ou cisto periapical. Como a distinção entre ambos é possível somente através de exame histopatológico, a conduta indicada é o tratamento endodôntico. Para lesões de até 5 mm de diâmetro, o prognostico esperado é a regeneração óssea completa. Lesões maiores têm sua reparação fundamentada na formação do tecido fibroso (87), e caracterizam-se pela permanência da lesão radiolúcida periapical ao exame radiográfico. O

Relacionados