Terapia gênica pode tratar vítimas de ataques cardíacos

Páginas: 3 (726 palavras) Publicado: 12 de março de 2014
Terapia gênica pode tratar vítimas de ataques cardíacos

Quando um ataque cardíaco interrompe subitamente o fluxo sanguíneo, esse é apenas o primeiro ataque ao nosso órgão vital, do tamanho de umpunho. Entre os sobreviventes, a própria recuperação resulta em danos mais permanentes ao coração. O tecido lesionado pode endurecer o músculo cardíaco, antes flexível, tornando-o menos elástico. E, àmedida que prolongamentos (“tentáculos”) desse tecido se estendem sobre a aorta, o músculo não consegue mais se contrair completamente. Esse dano de longo prazo pode diminuir a quantidade de sanguerico em oxigênio bombeado através do corpo, o que pode levar pacientes rapidamente a uma insuficiência cardíaca.

Transplantes de coração são um meio para contornar esses problemas de tecidoslesionados, mas corações de doadores sempre são escassos. Conceber outras soluções verdadeiramente eficientes tem escapado aos pesquisadores há muito tempo. Agora, uma forma de terapia gênica está serevelando promissora em porcos.

Foi constatado que um gene normalmente silencioso, chamado Ciclina A2, ou CCNA2, pode ser induzido a combater a formação de tecidos lesionados em suínos que sofreram umataque cardíaco. Esse tratamento não só levou à regeneração de células de seu músculo cardíaco, mas também melhorou o volume de sangue bombeado a cada contração.

Os autores esperam que, algum dia, aterapia gênica possa se unir a tratamentos com células-tronco para transformar a técnica utilizada atualmente por médicos para tratar da insuficiência cardíaca. Terapias baseadas em células-tronco járesultaram em mais tecido saudável e menos massa lesionada em ensaios clínicos humanos e em pequenas melhorias na quantidade de sangue que o coração consegue bombear de uma câmara para outra.

Paraesse estudo, os pesquisadores escolheram aleatoriamente 18 porcos que se recuperavam de ataques cardíacos para receberem injeções do gene expresso sob um promotor (que o forçaria a ser expresso) ou a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ataque cardiaco
  • Ataque cardíaco
  • Ataque cardiaco
  • Ataque Cardíaco
  • ataque cardiaco
  • ataque cardíaco
  • ATAQUE CARDÍACO
  • Terapia Genica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!