Terapia familiar e análise do filme “Parente é Serpente”

Páginas: 8 (1927 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
1. INTRODUÇÃO


Será analisado o filme proposto Parente é Serpente relacionando com os fundamentos teóricos da Escola Comunicacional de Terapia Familiar. Foram utilizados os conceitos de axiomas e as patologias de cada um, buscando-se relacionar cenas do filme citado, exemplificando assim a teoria estudada em sala de aula.
Também será discutido a respeito do conceito de família para aescola comunicacional e para finalizar será feita uma reflexão sobre uma possível proposta terapêutica a fim de ajudar a família que o filme retrata.





















2. DESENVOLVIMENTO

Em início pode-se mencionar os conceitos básicos da comunicação, a qual atua sobre as “regras” de interação familiar, caracterizada por uma multiplicidade de mensagens emitidas recebidastanto verbal quanto não verbalmente. Dentro do contexto comunicacional é apresentado o axioma – princípio inato da consciência, elementos presentes forçosamente na comunicação, estes serão discutidos a seguir.
Como 1° axioma apresenta-se a impossibilidade de não comunicar, ou seja, a fala não é o único meio de comunicação, como demonstrado em uma cena do filme: os membros da família estão searrumando para ir à missa de Natal, quando o pai de Mauro aparece com uma fantasia e todos se voltam com olhares de reprovação, pedindo para que ele tirasse a fantasia e ele diz“ ... acostumado a obedecer em silêncio”. Neste trecho pode ser averiguado expressões e linguagem que exacerbam a comunicação. De acordo com o primeiro axioma, o indivíduo não pode não se comportar. A palavra ou o silencio, tudoterá um valor de mensagem, influenciando outras pessoas, que por sua vez não podem não responder a essas comunicações.
No 2° axioma há o conteúdo e níveis de relação de comunicação, ou seja, caracteriza-se a metacomunicação-nível de comunicação mais elevado. O trecho apresenta a patologia deste axioma: ao apresentar a personagem Vovó Letizia, uma senhora com saúde de ferro, que está internadaem um asilo e apenas sai do local nas festas de fim de ano e neste contexto natalino ela pede para um membro da família de Mauro para que não deixem que a levem novamente para o asilo. Esta senhora tem uma história com sua família, sendo que aparentemente seu desejo não foi registrado.
Uma patologia deste axioma seria exatamente essa situação, um não registra o que o outro falou, e este também nãopercebe que o que ele falou não foi registrado.
O 3° axioma apresenta a pontuação da sequencia de eventos, esse axioma diz a respeito da interação, a troca de mensagem entre comunicantes. Os participantes na interação introduzem sempre “pontuação da sequência de eventos”. Tendo como uma patologia a forma de interpretação que pode causar como exemplo, conflitos. No trecho: a avó fala sobre atristeza que é não ter filhos, Milena, a filha de mesma se retira da mesa e sai chorando, pelo motivo de não poder ter filhos e se sente “atingida” por essas palavras. Dependendo a forma de pontuar, podem ocorrer divergências de opinião sobre a forma de enxergar uma mesma situação. Também pode supor que o outro tem a mesma quantidade de informação e deve extrair dela as mesmas conclusões que vocêcausando também uma série de conflitos.
O 4° axioma se refere à comunicação digital e analógica, sendo a digital- linguagem verbal ou escrita, palavras que exprimem coisas ou fenômenos e analógica- comunicação não verbal, que compreende gestos, expressão facial, movimentos corporais, inflexão da voz, ritmo; sendo que no contexto familiar as duas se completam. Na cena da montagem da árvore de natalpodemos observar por Monica a expressão facial e a não empolgação para realização da atividade com o primo. Durante o jantar também notamos tons diferentes de voz, gestos explícitos, caracterizando a comunicação analógica.
No 5° axioma há a interação simétrica (comportamento de um parceiro reflete o do outro -minimização de diferença ) e complementar (comportamento de um parceiro completa o do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha do Filme "Parente é serpente"
  • Resumo do filme parente é serpente
  • Resumo do filme parente é serpente
  • Relatório do filme: parente é serpente
  • Resumo do filme Parente é Serpente
  • Resenhas dos filmes: Amor, Parente é a serpente etc
  • Parente é Serpente
  • Análise Filme: Terapia de Risco

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!