Terapia de grupo e a depressão

Páginas: 9 (2007 palavras) Publicado: 16 de março de 2011
TERAPIA DE GRUPO E A DEPRESSÃO

Vidalvina Nantes de Souza
Acadêmica do 6º semestre do
Curso de Psicologia da
UNIDERP ANHANGUERA

RESUMO: Este presente trabalho foi desenvolvido através do estágio que faz parte do 6º módulo do Programa Interinstitucional de Integração Ensino, Serviço e Comunidade – PINESC –do curso de Psicologia da Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Regiãodo Pantanal – UNIDERP. O estágio foi realizado no Centro de Atenção Psicossocial III. Usando o método de pesquisa bibliográfica, o objetivo deste é descrever a respeito da terapia de grupo como forma de tratamento para o fenômeno da Depressão.

Palavras-chave: Depressão. Terapia.

ABSTRACT: The present study was carried across the stage as part of the 6th module Interagency ProgramIntegration Teaching, and Community Service - PINESC-course of Psychology at the University for Development of State and the Pantanal Region - UNIDERP. The stage was performed at the Center for Psychosocial III. Using the method of literature review, this one is intended to describe the respect of group therapy as a treatment for the phenomenon of Depression.
Ouvir
Ler foneticamente
 
Dicionário - Verdicionário detalhado

Keywords: Depression. Therapy.

Introdução

O Programa Interinstitucional de Integração Ensino, Serviço e Comunidade doravante Pinesc – tem como proposta principal a qualificação de profissionais de saúde, que, cumprindo com seu compromisso de atendimento, garantirão a melhoria da qualidade de vida populacional. É um método transversal de ensino e prática.
O PINESCtem como objetivo principal, a inserção dos acadêmicos no mercado de trabalho através dos serviços do SUS. Como objetivos específicos, é fornecer subsídios para a interação do acadêmico na sociedade, ajudar na formação da postura ética do acadêmico, preparar o acadêmico para a atuação em equipe e dinâmica grupal, contribuir para a aquisição do conhecimento teórico e postura clínicasimultaneamente, e mostrar a realidade social nua e crua para formar um profissional consciente e sensível à realidade da maioria.
Formando um grupo de cinco pessoas, freqüentamos semanalmente o Centro de atenção Psicossocial III – CAPS III - durante aproximadamente quatro meses, onde foi observado por um certo período durante o estágio, o trabalho de acolhimento e avaliação realizado pela psicóloga Janine.Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), entre todos os dispositivos de atenção à saúde mental, têm valor estratégico para a Reforma Psiquiátrica Brasileira. É o surgimento destes serviços que passa a demonstrar a possibilidade de organização de uma rede substitutiva ao Hospital Psiquiátrico no país. Os CAPS devem ser substitutivos, e não complementares ao hospital psiquiátrico. Cabe aosCAPS o acolhimento e a atenção às pessoas com transtornos mentais graves e persistentes, procurando preservar e fortalecer os laços sociais do usuário em seu território.
Os Centros de Atenção Psicossocial começaram a surgir nas cidades brasileiras na década de 80 e passaram a receber uma linha específica de financiamento do Ministério da Saúde a partir do ano de 2002, momento no qual estesserviços experimentam grande expansão. São serviços de saúde municipais, abertos, comunitários, que oferecem atendimento diário às pessoas com transtornos mentais severos e persistentes, realizando o acompanhamento clínico e a reinserção social destas pessoas através do acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários.
Os CAPS sediferenciam pelo porte, capacidade de atendimento, clientela atendida e organizam-se no país de acordo com o perfil populacional dos municípios brasileiros. Assim, estes serviços diferenciam-se como CAPS I, CAPS II, CAPS III, CAPSi, CAPSad e recentemente o CAPPT.
Os CAPS III são os serviços de maior porte da rede CAPS. Previstos para dar cobertura aos municípios com mais de 200.000 habitantes, os CAPS...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • TERAPIA DE GRUPO
  • Terapia de Grupo
  • Terapia em grupo
  • Técnicas de Terapia em Grupo
  • Terapia Familiar, em Grupo e de Casal
  • TRABALHO SOBRE TERAPIA EM GRUPO
  • Terapia com adolescentes em grupo
  • Terapia Analitico Comportamental em Grupo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!