Terapia De Animais

Páginas: 9 (2031 palavras) Publicado: 18 de março de 2015
ANHANGUERA

Anchieta-São Bernardo Do Campo.




ANA PAULA MENDES DA SILVA
RA: 9608489574 - Pedagogia licenciatura

DESAFIO PROFISSIONAL
TERAPIA ASSISTIDA POR ANIMAIS COMO INSTRUMENTO DA APRENDIZAGEM PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL











TUTOR: Talita de Moraes Marcelino


SBCAMPO, 17 DE SETEMBRO DE 2014.
TERAPIA ASSISTIDA POR ANIMAIS COMO INSTRUMENTO DA APRENDIZAGEMPARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

INTRODUÇÃO


O projeto busca a resolução de dificuldades em sala de aula relacionadas à aprendizagem, convívio, respeito e cumprimento de regras e combinado.
Com base em experiências anteriores, por parte de alguns profissionais, com a terapia assistida por animais, vem como mais uma ação para amenizar os problemas.
O convívio de animais e o homem contribuempositivamente para o bem-estar e para a autoestima do ser humano. Vários estudos apontam que o contato com animais aumenta a produção de endorfina no organismo, ajudando a diminuir os efeitos da depressão; diminui a percepção da dor e a ansiedade; e aumenta as células de defesa.
Através destes programas, os animais podem atuar como facilitadores da inclusão social, do processoensino-aprendizagem, e ainda como sociabilizadores e estimuladores de atividades sociais, físicas e terapêuticas.
Em sala de aula a inserção de um animal contribui para a criação de conceitos de cuidado, respeito, preservação do meio ambiente, pesquisa a respeito das características dos animais, possibilitando caminhar por vários campos do saber.

... o conhecimento pertinente é o que é capaz de situar qualquerinformação em seu contexto e, se possível, no conjunto em que está
inscrita. Podemos dizer até que o conhecimento progride não tanto por sofisticação, formalização e abstração, mas, principalmente, pela.
capacidade de contextualizar e englobar. (MORIN, p.15)




JUSTIFICATIVA

Trazer novas maneiras de aprender que atinjam o todo da sala de aula. Valorizando e respeitando o tempo e experiência quejá trazem consigo. Garantir assim os direitos de aprendizagem que possuem, buscando soluções para dificuldades sociais, de aprendizagem e comportamental existente dentro da escola. Sempre com base no aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser.
























OBJETIVO GERAL
Verificar se o convívio com animal em sala de aula pode contribuir para a melhoria doaprendizado, convívio, respeito a regras e disciplina em sala de aula.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Verificar a relação entre o animal e as crianças; relacionar cuidados, respeito e atenção;
Identificar o interesse das crianças pelo animal, curiosidade, pesquisa, envolvimento familiar;
Analisar as melhorias de aprendizagem, convívio e cumprimento de regras;
Criar situações de aprendizagem fazendo uso doanimal que ampliem o campo de conhecimento dos alunos com dificuldade ou não, cumprimento de regras e combinados dentro e fora da escola.














DESENVOLVIMENTO

Este projeto é dirigido para sala de segundo ano do ensino fundamental I da escola de Ensino Fundamental I José Maguinela. A sala é formada por 30 alunos sendo 17 meninas e 13 meninos, entre sete e oito anos.
A turma é bastanteagitada e compartilham saberes desde o ano anterior. São extremamente participativos e gostam de desafios e ludicidade para a realização das atividades. São falantes, gostam de expor opiniões e a maioria respeitam os combinados da sala. Os pais na maioria são participativos e preocupados com a aprendizagem dos filhos.
No entanto, a sala apresenta três casos que requerem uma atenção maior porparte da professora e grupo gestor, principalmente por começarem a intervir no andamento da sala.
Os alunos Alexsander Santos, oito anos e Thiago Bueno, oito anos, são alunos silábicos alfabéticos, extremamente agitados e baixíssima concentração. Apresentam dificuldades com o cumprimento de regras e combinados, demonstrando um quadro acentuado de indisciplina.
Recusam-se a realizar as atividades...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • .Terapia com animais
  • Terapia com animais
  • terapia com animais
  • Terapia com animais
  • Terapia com Animais
  • terapia com animais
  • terapia animal
  • Terapia com animais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!