terapia cognitivo comportamental

Páginas: 6 (1381 palavras) Publicado: 29 de março de 2014
O que é terapia cognitivo-comportamental?
Primeiro, podemos começar definindo com clareza o que é a terapia cognitivo comportamental, que surgiu nos Estados Unidos, da reunião de duas correntes das pesquisas em psicologia por lá: a psicologia comportamental (ou behaviorismo) e da psicologia cognitiva. Em princípio, é até curioso observar que as duas correntes de pesquisa são discordantes emmuitos aspectos.
Quem conhece um pouco mais sobre a comportamental vai saber que muitos dos seus pressupostos (como não utilizar conceitos como “mente”, “psique”, entre outros) são utilizados na psicologia cognitiva, embora com outros nomes. Assim, na psicologia cognitiva não se fala de mente, mas se usa o termo cognição (que dá o nome à abordagem) e são usados conceitos como crenças, pensamentosrecorrentes, atitudes mentais, etc.
Ou seja, em princípio a união dentre a psicologia comportamental e a psicologia cognitiva não seria uma coisa esperada. Talvez para os defensores da psicologia cognitiva seja mais fácil utilizar os conceitos da psicologia comportamental, enquanto que para os behavioristas radicais isto seja um pouco mais complicado, ou, então, desnecessário.
De todo modo, naprática da psicologia clínica muitos psicólogos, inicialmente nos Estados Unidos, e depois no mundo todo começaram a reunir as duas correntes e criou-se assim a chamada terapia cognitivo-comportamental, que se arroga o título de ser a terapia psicológica com mais resultados efetivos. E, como em sua epistemologia possui ideias próximas à biologia e a química, é muito respeitada no meio dos médicos.Além desta pequena história do começo deste tipo de terapia e da definição de que é a reunião da psicologia cognitiva e psicologia comportamental com objetivos clínicos, podemos definir a terapia cognitiva-comportamental como uma terapia que ajuda os pacientes a entender os seus pensamentos e os seus sentimentos e a sua influênciam nos seus comportamentos.
Em outras palavras, ajuda a pessoa aconhecer melhor o seu modo de conceber, através dos pensamentos e sentimentos (cognição), os seus modos de agir (comportamento). Como disse, é um tipo de terapia muito respeitada no meio médico e é indicada para casos de fobia, dependência química, depressão e ansiedade. Mas também é indicada para o tratamento de outros sintomas como veremos abaixo.
Características da terapia cognitivo-comportamentalAo contrário de outras linhas da psicologia, a terapia cognitivo comportamental é uma abordagem diretiva, geralmente com objetivos definidos e, consequentemente, com um prazo específico para a conclusão. Isto faz sentido se pensarmos que, ao invés de ter uma busca geral pelo autoconhecimento, o foco da TCC (sigla para Terapia Cognitivo-Comportamental) é resolver uma dificuldade, um problema ousintoma.
Assim, se o sujeito busca a terapia para curar o seu medo de andar da avião, o terapeuta não vai investigar toda a sua infância, seus sentimentos mais profundos e assim por diante. Como há um objetivo específico – curar o medo de andar de avião – a terapia vai se limitar a resolver este problema, e terá o seu fim quando o medo de andar de avião for superado, provavelmente em algumas sessões.Como o objetivo é descobrir as causas cognitivas para dificuldades comportamentais, o terapeuta vai investigar quais são os pensamentos, sentimentos e crenças negativos ou destrutivos que estão atrapalhando o sujeito a realizar uma dada ação – como andar de avião. Digamos que o pensamento por trás do medo seja de que o avião vai cair, com a visualização de cenas de destruição aérea, fogo,fumaça, e outras imagens contendo esta ideia. Com as técnicas específicas, tais pensamentos serão avaliados e modificados para que o medo gradualmente desapareça.
A base, portanto, da terapia cognitivo-comportamental é que os pensamentos, sentimentos e crenças (cognições) desempenham um importante papel nos comportamentos. Se na terapia comportamental o enfoque maior esteve na influência do meio...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Terapia Cognitivo Comportamental Para Leigos
  • TERAPIA cOGNITIVO COMPORTAMENTAL INFANTIL
  • Terapia Cognitivo Comportamental
  • Luto e terapia cognitivo comportamental
  • Técnicas da terapia cognitivo-comportamental
  • Terapia cognitivo comportamental com crianças
  • trabalho de terapia cognitivo comportamental
  • Terapia cognitivo comportamental

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!