Terapia cognitico comportamental

347 palavras 2 páginas
1) A Terapia Cognitiva baseia-se na premissa de que a inter-relação entre cognição, emoção e comportamento está implicada no funcionamento normal do ser humano.
Outra premissa tem como base a observação de que as distorções cognitivas (vieses sistemáticos na forma como indivíduos interpretam suas experiências) são bastante prevalentes em diferentes transtornos. O objetivo da terapia é corrigir as distorções do pensamento.
Há uma interação recíproca de pensamentos, sentimentos, comportamentos, fisiologia e ambiente. As emoções podem influenciar os processos cognitivos e os comportamentos também podem influenciar a avaliação de uma situação pela modificação da própria situação.
A mudança em qualquer um desses componentes pode iniciar modificações nos demais.
Na Terapia Cognitiva, o terapeuta guia o paciente para que ele próprio faça descobertas, ao observar criticamente suas distorções, diminuindo assim, suas resistências e estimulando o desenvolvimento de habilidades necessárias para futuramente analisar por si mesmo seus problemas.

2) Uma boa relação terapêutica é essencial para o trabalho colaborativo na Terapia Cognitiva; sem ela o tratamento não acontece. A relação interpessoal da dupla terapêutica ( com a presença de transferência e contratransferência) é usada como um poderoso instrumento de identificação e resolução de problemas interpessoais do paciente.

3) DADOS RELEVANTES DA HISTÓRIA

- Ana, 20 anos, tem dificuldade de se relacionar com as pessoas. Não consegue ter amigos e namorado e é considerada pelos seus colegas de trabalho como uma pessoa fechada.

CRENÇAS NUCLEARES

- As pessoas estão sempre atentas aos nossos erros.
- Pessoas bem sucedidas não erram.

PENSAMENTOS AUTOMÁTICOS

- As pessoas vão me prejudicar elas não são confiáveis
Sou mesmo incompetente, um fracasso.

PRESSUPOSTOS E REGRAS

- Melhor não ficar tão próxima dos outros
- Tento fazer tudo perfeito.

ESTRATÉGIAS COMPENSATÓRIAS

- No caso do meu irmão

Relacionados

  • Depressão
    567 palavras | 3 páginas
  • Psicoterapia familiar
    2456 palavras | 10 páginas
  • DERMATOSES
    3457 palavras | 14 páginas