Teraoia Assistida Por Animal 2

2304 palavras 10 páginas
Introdução
Com o passar dos anos a humanidade vem descobrindo os benefícios que os animais podem oferecer em diversos âmbitos, inclusive no da educação. Desde a antiguidade, os animais fazem parte do cotidiano do homem. Já não é de hoje que a ciência sabe que a interação dos homens com os animais pode ajudar a diminuir a ansiedade, melhorar a coordenação motora, combater a depressão e etc. Inclusive muitos profissionais da saúde já têm indicado aos seus pacientes que busquem ter um animal de estimação em casa para ajudar na recuperação de suas saúdes.
Nesse sentido, surge então a Zooterapia, também conhecida como Terapia Assistida por Animais (TAA), que é uma ciência que busca estudar a interação do ser humano com o animal sob o ponto de vista terapêutico e educacional. A Zooterapia consiste em uma terapia realizada com a presença de animais, promovendo no paciente o estímulo ao toque para despertar sua sensibilidade ou até mesmo reações psicológicas e emocionais. Estes tratamentos podem ser utilizados junto a crianças, idosos e pessoas que apresentam ou não algum tipo de deficiência.

Sabendo disso, o presente estudo visa colaborar na montagem de um projeto sugerido pela coordenadora pedagógica Sibele, pedagoga de uma escola municipal. Ela propôs exatamente a terapia assistida por animais como estratégia para minimizar os problemas comportamentais e de aprendizagem identificados pelos professores em sala de aula.
Este trabalho contribuirá no desenvolvimento de estratégias para a aplicação da terapia assistida por animais como instrumento de intervenção pedagógica em uma sala de aula do ensino fundamental. Veremos como a Zooterapia pode contribuir positivamente com essa intervenção e os seus resultados obtidos. Serão assistidos dois alunos com dificuldades comportamentais e um aluno com dificuldades de aprendizagem, ambos da mesma sala de aula.
Nesse sentido, a colaboração na montagem desse projeto tem como objetivo ampliar o conhecimento a respeito da

Relacionados