terabalho

1877 palavras 8 páginas
Escola Estadual Batista Aciole
1ºAno “A”
Heráclito
Maragogi-AL
2014
Carine Jamily Silva Mendonça
Jessica Ferreira dos Santos
Joana Eudas Batista dos Santos
Thaffny Suêd da Silva Araújo
Josielma de Santana
Macielle Leticia
Heráclito
Trabalho apresentado no ensino Médio como requisito de avaliação
Da escola Estadual Batista Aciole Orientador: Leonardo
Maragogi-AL
2014
Introdução
Heraclito (português europeu) ou Heráclito (português brasileiro) de Éfeso (em grego: Ἡράκλειτος ὁ Ἐφέσιος—Hērákleitos ho Ephésios, Éfeso, aprox. 535 a.C. - 475 a.C.) foi um filósofo pré-socrático considerado o "pai da dialética". Recebeu a alcunha de "Obscuro" principalmente em razão da obra a ele atribuída por Diógenes Laércio, Sobre a Natureza, em estilo obscuro, próximo ao das sentenças oraculares.
Na vulgata filosófica, Heráclito é o pensador do "tudo flui" (panta rei) e do fogo, que seria o elemento do qual deriva tudo o que nos circunda.
De seus escritos restaram poucos fragmentos (encontrados em obras posteriores), os quais geraram grande número de obras explicativas.
Dados bibliográficos de Heráclito
Heráclito nasceu em Éfeso, cidade da Jônia (atual Turquia). Diógenes Laércio relata que "Heráclito, filho de Blóson, ou, segundo outra tradição, de Heronte, era natural de Éfeso. Tinha uns quarenta anos por ocasião da 69ª Olimpíada (504-501 a.C.). Era homem de sentimentos elevados, orgulhoso e cheio de desprezo pelos outros".
Por seu desprendimento em relação ao poder e pelo desprezo que dedicava aos bens materiais, Heráclito não era simpático aos efésios, que eram exatamente o seu oposto. Foi, aliás, muito criticado por seus concidadãos quando conseguiu convencer o tiranoMelancoma a abdicar para ir viver nos bosques, em livre contato com a natureza1 . (Heráclito era acusado de desprezar a plebe, de se recusar a participar da política - essencial aos gregos) - e de desdenhar os poetas, os

Relacionados

  • terabalho
    479 palavras | 2 páginas
  • terabalho sobre a lei de execução penal
    3743 palavras | 15 páginas
  • Idoso
    4008 palavras | 17 páginas
  • INCLUSAO SOCIAL
    4165 palavras | 17 páginas