TERÇO

Páginas: 10 (2436 palavras) Publicado: 12 de fevereiro de 2014
O Santo Rosário
= Página Oriente - Site Católico Apostólico Romano = Se você chegou por sites de busca, acesse nossa Página Principal




APRENDENDO A REZAR O SANTO ROSÁRIO


* Como nos dizia o Papa João Paulo II, o Rosário é o "compêndio da Bíblia". Nele meditamos, em cada mistério, todas as passagens bíblicas: os Mistérios da Alegria (ou Gozosos - Anunciação doAnjo até o encontro do menino Jesus no Templo), Mistérios da Luz (ou Luminosos - Batismo de Jesus até a Instituição da Eucaristia), Mistérios da Dor (ou Dolorosos - Agonia de Jesus no horto até sua crucificação) e Mistérios da Glória (ou Gloriosos - Ressurreição de Jesus até à coroação de Nossa Senhora)
* Ao celebrar 24 anos de pontificado, no dia 16/10/2002, o Papa João Paulo II assinou acarta apostólica Rosarium Virginis Mariae em que acrescentou ao rosário, os cinco Mistérios da Luz, inspirados na vida pública de Jesus.O Papa, na época, fixou o período entre outubro de 2002 a outubro de 2003 como o ano do Rosário.


OS MISTÉRIOS DO SANTO ROSÁRIO
Conforme os termos da Carta Apostólica Rosarium Virginis Mariae, de 16/10/02, pelo Papa João Paulo II
1º PASSO - COMO REZARUM TERÇO
- Ao apresentarmos este manual, trabalharemos com a hipótese de que o leitor conheça o terço apenas em sua forma física, não sabendo o significado das suas contas ou as orações nele contidas. Assim, iremos estudar o terço na sua forma básica, para que se possa entendê-lo adiante na totalidade.
- O oração do terço inicia na cruz que está na extremidade, onde reza-se a oração doCreio. Na conta seguinte (bolinha maior) reza-se a Oração do Pai-nosso. Nas três contas seguintes (bolinhas menores) rezam-se três Ave-Marias, sendo a primeira Ave-Maria em honra à Deus Pai que nos criou; a segunda, em honra a Deus Filho que nos remiu e, a terceira, em honra a Deus Espírito Santo, que nos santifica. Na outra seguinte (bolinha maior) , reza-se o Glória ao Pai. Agora, sim,iniciam-se os mistérios (o terço possui cinco mistérios, onde cada mistério é composto de um Pai-nosso e dez Ave-Marias). Primeiramente se reza um Pai-nosso, onde cada bolinha menor representa uma Ave-Maria. Chegando-se na bolinha maior, que completa a primeira dezena, reza-se novamente o Pai-nosso e mais dez Ave-Marias e assim sucessivamente. No intervalo de cada mistério, serão recitadasjaculatórias que veremos depois e, no final do terço, a oração da Salve Rainha. Se você entender isto, já sabe rezar o terço básico, sem as contemplações, que também serão estudadas adiante. Na ilustração abaixo visualizaremos o que foi dito; Ao posicionarmos o cursor do mouse sobre os tópicos da coluna da esquerda, serão visualizadas as orações que integram o terço:


Creio em Deus Pai,todo poderoso, criador do céu e da terra, e em Jesus Cristo seu único Filho, Nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado, desceu à mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos céus e está sentado à direita de Deus Pai todo poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos;creio no Espírito Santo, na santa Igreja Católica, na comunhãos dos santos, na remissão dos pecados, na Ressurreição da carne e na vida eterna. Amém.





- Ao iniciarmos, apresentamos nossas intenções do terço (Oferecimento). O Terço, em si, começa na cruzinha, onde reza-se o Creio. Na bolinha seguinte (maior), o Pai-nosso e três Ave-Marias nas bolinhas subsequentes (em honra a DeusPai que nos criou, a Deus Filho que nos remiu, e a Deus Espírito Santo que nos santifica). Na bolinha seguinte (maior), o Glória ao Pai. Depois iniciam-se as dezenas, como explicamos acima. Ao final de cada dezena, após o Glória ao Pai, reza-se uma jaculatória (Ó meu Jesus) e isto se repete até o final do Terço, quando rezamos a Salve Rainha. (Se não conhece as orações, clique nos links acima...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Terços!!
  • terço
  • Terço
  • Terço
  • terço
  • Terço
  • Terço Missionário
  • Terço dos Homens

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!