Teorização do serviço social: documento alto de boa vista. rio de jnaeiro agir, 1988

284 palavras 2 páginas
O Assistente Social é um profissional especialmente habilitado para identificar e atuar em problemas de educação, saúde, trabalho, justiça e segurança entre outras áreas.

O Serviço Social tem suas origens vinculadas à doutrina da igreja catolica, e está relacionado as profundas transfomações economicas e sociais que a sociedade brasileira atravessaram e atravessam.
Na década de 60, os assistentes sociais organizaram vários encontros, para por em pauta assuntos de grande interesse para a categoria. Surgiu então os primeiros passos para o movimento de reconceituação onde as escolas passaram a incluir nos currículos o ensino ao desenvolvimento de comunidade. Isso com grandes projetos apoiados por grandes instituições.
A primeira expressão do processo de renovação do Serviço Social no Brasil foram os eventos de Araxá (19-26/03/1967) e Teresópolis (10-17/01/1970), esses dois documentos podem ser considerados a tentativa de adequar o Serviço Social às tendências políticas ditadoras e dominantes.
O Movimento de reconceituação do Serviço Social na América Latina constituiu-se numa expressão de ruptura com o Serviço Social tradicional e conservador; e na possibilidade de uma nova identidade profissional com ações voltadas às demandas da classe trabalhadora. Envolveu a reelaboração por parte de um grande numero de profissionais na busca de fundamentos, novos conhecimentos e teorias baseados em uma concepção de homem e de mundo e na formulação de novas metodologias que pudesse instrumentalizar uma ação coerente e um novo posicionamento.
A fase de reconceituação foi marcada por analises criticas ao Serviço Social tradicional, gerando críticas, contestações e questionamentos.
O Código de Ética Profissional no Brasil, o processo de reconceituação tem duas versões, uma vinculada direta com a classe trabalhadora e outra para aos trabalhadores na defesa de seu

Relacionados