Teorista betty neumam, dorothea orem

3450 palavras 14 páginas
Introdução
• Aqui iremos abordar sobre as Teorias das Necessidades Humanas Básicas das Teoristas; Virginia Henderson, Dorothea Orem, Betty Neuman.
• Na Teoria de Virginia Henderson, o Homem é indivíduo com necessidades humanas com significado e valor singular a cada pessoa.
 Saúde: Capacidade para satisfazer as necessidades humanas (Físicas Psicológicas e Sociais).
 Ambiente: Cenário em que o indivíduo aprende padrões singulares de vida.
 Enfermagem: Assistência temporária a um indivíduo que possua dificuldades para satisfazer uma ou mais necessidades básicas.
• Na teoria do Autocuidado de Dorothea Orem, Autocuidado do Homem: Indivíduo que utiliza o autocuidado para manter a vida e a saúde, recupera-se da doença e consegue enfrentar seus defeitos.
 Saúde: Resultado das práticas aprendidas pelos indivíduos para manter a vida e o bem- estar.
 Ambiente: Os elementos externos com os quais o homem interage em sua luta para manter o auto cuidado Enfermagem: Auxilia o indivíduo a maximizar, progressivamente, seu potencial para o autocuidado.
• Na Teoria de Betty Neuman, acreditava que a enfermagem era uma profissão que ajuda indivíduos a buscarem a melhor resposta aos Estressores que podem ser Internos e Externos.
 Desenvolveu o Modelo de Sistemas Holísticos, com visão geral dos Aspectos Fisiológicos, Psicológicos, Sócio-Culturais e Desenvolvimentistas dos Seres Humanos, para proporcionar estrutura para integração destes enfoques. O Sistema Aberto em Enfermagem era considerado como Força Unificadora, que reconhece a complexidade do todo, enquanto valoriza a importância das partes.
• As teóricas de enfermagem desenvolvem teorias advindas dos conhecimentos científicos, das experiências vivenciadas, da formação acadêmica, que são incorporados nos diferentes contextos, tendo como meta elevar o nível de cientificidade da profissão.

TEORISTAS
O QUE ESTAS TEORISTAS TÊM EM COMUM É:
O INDIVÍDUO DENTRO DE SUAS NECESSIDADES DEVE INTERAGIR COM O SEU MEIO

Relacionados