teorio da arquiteura

1939 palavras 8 páginas
1) Obra: Casa Vanna Venturi
Autor: Robert Venturi
Período: Pós-moderno
Local: Chestnut Hill, Filadélfia
Data: 1962-1964 Uma casa de complexidade e contradição, utilizando recursos pós-modernos puramente como colagem, citação e até ironia, por exemplo, o deslocamento do eixo da chaminé, frontão grego na fachada. A casa tem uma aparência uniforme, simples e simétrica. Representa imagem casa forma simplificada temos na memória.

2) Obra: Piazza D’Itália
Autor: Charles Moore
Período: Pós-moderno
Local: New Orleans, EUA
Data: 1976-1979 A obra apresentar características marcantes das edificações barrocas. Na fachada as paredes são ‘’quebradas’’ tanto quanto possíveis , decoradas e desenhadas com formas em movimentos e onduladas. Portas coroadas com frontões curvos e o uso de cores extremas. A bastante uso de elementos clássicos nessa praça, como o frontão, as colunas, a regularidade geométrica.

3) Obra: AT&T Bulding
Autor: Philip Johnson
Período: Pós-moderno
Local: Nova York, EUA
Data: 1978-1984 O arquiteto incorpora o uso do frontão no coroamento que culmina com referências simbólicas, dependendo do ponto de vista pode se parecer com uma grelha de carro, um relógio de pêndulo, uma cômoda.

4) Obra: Wall House 2
Autor: John Hejduk
Período: Pós-moderno
Local: Groningen, Holanda
Data: 1973 – 2001 Uma arquitetura de escultura surrealista, pinturas cubistas, com foco em volumes puros. O uso de volumes separadas e com uso de cores claras incentiva a distinção visual entre eles, tornado difícil a identificação visual do programa da casa. Cada lado da casa tem uma fachada diferente, sempre com o uso de volumes.
5) Obra: Commerzbank Tower
Autor: Norman Foster
Período: Pós-moderno
Local: Frankfurt, Alemanha
Data: 1991– 1997 O Commerzbank Tower é considerado o primeiro arranha-céu ecologicamente correto do mundo, devido a seus jardins suspensos e à aplicação da tecnologia para reduzir o consumo de energia. Construído com uma base

Relacionados