Teorias

Páginas: 3 (610 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2014

Os principais concorrentes da Natura:

Por causa da competitividade que há entre os mercados, não basta as empresas conhecerem somente seus clientes. Elas precisam avaliar e conhecer seusconcorrentes.

“As empresas ruins ignoram seus concorrentes, as medianas os copiam e as vencedoras os lideram.” (KOTLER, 2000, p.239)

No Brasil, os principais concorrentes da Natura são a Avon, quetambém trabalha pelo sistema de venda direta, e o Boticário, que distribui seus produtos às lojas de cosméticos, inclusive com rede de varejo com sua marca.
A escolha deste concorrente (AVON) se deveao fato de que o principal começo do grupo estratégico que competem ao lado da Natura. A Avon é a única que pratica o mesmo modelo de venda da Natura, as vendas diretas através deconsultoras/consultores. Além disso, as duas empresas são rivais e competem pela liderança neste setor.

→ A Natura tem um grande compromisso com a responsabilidade ambiental e social e isso se reflete nos seusprodutos. Além de serem produzidas com máterias primas brasileiras sem grande impacto na natureza, as embalagens são produzidas com o mesmo cuidado e a Natura foi a primeira a desenvolver o uso de refis deseus produtos, em 1983.
O contínuo investimento em pesquisa e desenvolvimento de novos produtos e acréscimos significativos a linhas já existentes são características da estratégia pregada por estaempresa. ←

Assim, comparando os produtos da Natura com a sua principal rival, é possível perceber que a empresa detém uma elevada vantagem competitiva por oferecer desde 1983 produtos feitos commatérias-primas brasileiras, sem a degradação do meio ambiente, o que reflete no posicionamento da empresa em relação à responsabilidade social; Diferente da Avon, que não possui esse mesmoposicionamento em relação ao meio ambiente. Isso faz com que os consumidores dêem uma valor maior para as marcas socialmente responsável, por ser um problema de todos e ser um assunto discutido todos os dias no...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Teorias
  • teoria
  • teorias
  • teoria
  • TEORIA
  • teorias
  • teoria
  • teorias

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!