Teorias

Páginas: 21 (5116 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2014
RESUMO DAS TEORIAS DO CURRÍCULO
Resumo
Para um maior entendimento sobre currículo e compreensão do seu significado no processo educacional, é preciso conhecer os caminhos pelos quais seus estudos foram feitos. Neste seminário, que é ponto alto da disciplina, desenvolvemos análises sobre as teorias do currículo, as suas questões centrais e como as mesmas atuam em nossa prática. Por meiodestes estudos, podemos perceber a educação sob uma nova visão, bem como compreender que o currículo é cheio de significados culturais, compreender as relações de poder e de espaço que envolve aquilo que somos e em que nos tornamos.
Palavras-chave: Currículo. Educação. Conteúdo. Relações de poder. Prática.
1 INTRODUÇÃO
Em meados de 1920, surgi a preocupação com a ideia de currículo como objeto deestudo. A aparição de seus estudos teve ligação com o processo de massificação da escolarização e com a intensa industrialização. Período voltado a racionalização do processo de construção e de desenvolvimento, essa preocupação partia, principalmente, das pessoas que estavam ligadas à administração da educação. O conceito de currículo como uma especificação precisa de objetos, procedimentos emétodos para obtenção de resultados que podem ser medidos passou a ser aceito pela maioria das escolas, professores, estudantes e administradores escolares. No entanto, como esta questão apresenta grande importância no processo educacional, passou a ser vista como um campo profissional de estudo e pesquisas, fazendo com que surgissem outras teorias para questionar o currículo e assim,tentar explicá-lo.No início, estas teorias buscavam responder:
Qual conhecimento deve ser ensinado?
O que os alunos devem saber?
Qual conhecimento ou saberes são válidos?
O seminário pretende, através das apresentações dos grupos, evidenciar o currículo como parte integrante do cotidiano da escola e que este influencia direta e indiretamente nos sujeitos que fazem parte do processo escolar e da sociedade emgeral, determinando a visão de mundo não só dessa sociedade, mas também de nossas atitudes e decisões neste meio.
2 TEORIAS SOBRE O CURRÍCULO
Algumas teorias sobre o currículo apresentam-se como teorias tradicionais, que pretendem ser neutras, científicas e objetivas, enquanto outras, chamadas teorias críticas e pós-críticas, argumentam que nenhuma teoria é neutra, científica ou desinteressada,mas que implica relações de poder e demonstra a preocupação com as conexões entre saber, identidade e poder.
2.1 TEORIA TRADICIONAL
A teoria tradicional procura ser neutra, tendo como principal foco identificar os objetivos da educação escolarizada, formar o trabalhador especializado ou proporcionar uma educação geral, acadêmica, à população. Silva (2003) explica que essa teoria teve comoprincipal representante Bobbit, que escreveu sobre o currículo em um momento no qual diversas forças políticas, econômicas e culturais procuravam envolver a educação de massas para garantir que sua ideologia fosse garantida. Sua proposta era que a escola funcionasse como uma empresa comercial ou industrial. Segundo Silva (2003, p.23),
[...] de acordo com Bobbit, o sistema educacional deveria começarpor estabelecer de forma precisa quais são seus objetivos. Esses objetivos, por sua vez deveriam se basear num exame daquelas habilidades necessárias para exercer com eficiência as ocupações profissionais da vida adulta.
O modelo que Bobbit propunha era baseado na teoria de administração econômica de Taylor e tinha como palavra-chave a eficiência. O currículo era uma questão de organização eocorria
de forma mecânica e burocrática. A tarefa dos especialistas em currículo consistia em fazer um levantamento das habilidades, em desenvolver currículos que permitissem que essas habilidades fossem desenvolvidas e, finalmente, em planejar e elaborar instrumentos de medição para dizer com precisão se elas foram aprendidas. Estas idéias influenciaram muito a educação nos EUA até os anos de 1980...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Teorias
  • teoria
  • teorias
  • teoria
  • TEORIA
  • teorias
  • teoria
  • teorias

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!