Teorias e Práticas de Serviço de Referência ApresentaçãoT3

1203 palavras 5 páginas
Teorias e Práticas de
Serviço de Referência
Apresentação do T3
Apresentação do Capitulo 6 - A resposta
Bruno Corrêa
Celina Almeida
Grace Fugazza
Priscila Cervo
Rafaela Alves

Pratica do serviço de Referência

COLAR
CAPA DO
LIVRO

Capa do livro Prática do serviço de Referência de Denis Grogan.

O serviço de referência proposto por Grogan se resume em oito passos que englobam desde a percepção do usuário de uma necessidade, passando pela interação com o bibliotecário até a conclusão conjunta do processo de busca, onde o usuário e o profissional da informação chegam a um consenso.

A resposta


A resposta é a etapa final do serviço de referência proposto por Grogan. É quando o bibliotecário apresenta ao usuário o resultado da busca verificando se a demanda foi atendida.



Grogan apresenta não apenas o que é o bibliotecário de referência mas, também a importância da postura ética e de caráter desse profissional diante das demandas do usuário.

A resposta
“Na realidade, a primeira coisa a se observar na etapa da reposta é que ela exige uma combinação de competência e qualidades pessoais um tanto diferentes das que são em geral consideradas como requisitos correntes de um bibliotecário de referência perfeito.” (GROGAN, ano)

Respostas de localização de fatos
Se a consulta solicitada for de apresentação de fatos, o bibliotecário deve apresentar a resposta de forma direta. Deve ser referencialmente documental mas, se não for possível, deve está baseada em documentação e isso deve ser relatado ao usuário.

3 motivos para a essa regra:
1º o bibliotecário não deve confiar apenas em sua memória
2º os usuários preferem verificar a informação

3º Apresentar a fonte da autoridade a resposta

Respostas de localização de material
A busca de localização de material é uma serie de informações coletadas em mais de uma fonte documental. Pode ser uma lista de documentos para que o usuário possa examinar.
O bibliotecário deve:
 Facilite a busca para o usuário.
 Sintetizar a

Relacionados