teorias e impcto de pitagoras na sociedade

2356 palavras 10 páginas
TEM A MATEMÁTICA IMPACTO CULTURAL?

J. M. S. Simões Pereira, Universidade de Coimbra e ISLA-Leiria

Não pretendo com este escrito fazer um ensaio, pois para tal me falta a competência de quem possui uma educação formal em Filosofia ou de quem é profissional nas áreas das Humanidades. Apenas me proponho meditar e abrir essa meditação a quem me ler no sentido em que todos gostamos de o fazer se e quando para isso temos tempo. Quanto a mim, por vezes ainda consigo essa experiência magnífica que muita gente diz não conseguir: Parar para pensar! Será uma experiência rara nos nossos dias mas a meu ver não deixa de ser vital. E como a minha área de trabalho é a Matemática é no seu contexto que encontro os temas que mais me fascinam. De alguns aqui falarei. Não me dirijo contudo a matemáticos. Esforçar-me-ei pois por escrever sem recorrer a qualquer terminologia especializada.

Mary Dolciani foi um gigante no mundo da Pedagogia. Antes de estabelecer a fundação que hoje tem o seu nome, foi autora de livros escolares que foram adoptados por centenas de escolas nos EUA e dos quais se tiraram milhões de exemplares. Tive o privilégio de a conhecer pessoalmente quando trabalhei no Departamento de Ciências da Computação na mesma universidade, em Nova Iorque, onde ela trabalhava no Departamento de Matemática. E ouvi-a dizer um dia, não sei se ironicamente se apenas com humor, que a Matemática está conosco há 4 ou 5 milénios e vai continuar a estar, se a espécie humana sobreviver, pelo menos outros tantos, enquanto algumas tecnologias muito atraentes e excitantes que existem há 4 ou 5 décadas poderão estar esquecidas ou pelo menos obsoletas daqui a outras tantas. Não referiu quais! Mas concordei!

Permanência pois, é esta uma característica da Matemática!

Eu creio que é esta permanência da Matemática uma das características que mais a distingue das outras Ciências. O fascínio e

Relacionados