Teorias revolucionistas

Páginas: 4 (889 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
Teorias evolucionistas: Lamarck e Darwin 

Pense com quantas espécies de seres vivos você já se deparou na sua vida.

A variedade de seres vivos existentes no nosso planeta fascina o homem hámuito tempo. A necessidade de buscar explicações para a sua própria origem, para a origem de todos os outros seres vivos e até mesmo do universo, levou o homem a criar mitos e teorias a esse respeito.O filósofo grego Aristóteles (384 a.C. - 322 a.C.) afirmava que as espécies surgem por geração espontânea, ou seja, os organismos, como por exemplo, ratos e baratas, podem surgir de uma massainerte, de uma camisa muito suja e farelo de aveia deixados em um local protegido. A geração espontânea permaneceu a única explicação científica do surgimento das espécies durante séculos.

Em geral, aspessoas acreditavam que cada espécie de ser vivo havia sido criada porDeus (criacionismo) e assim permanecia imutável ao longo dos tempos (fixismo). Essas são teorias em os adeptos de algumas religiõesacreditam até os dias de hoje.
 
Questionando o fixismo
Os biólogos do século 18, porém, começaram a questionar o princípio da imutabilidade das espécies. Georges Louis Leclerc (1707 - 1788), oconde de Buffon, fez um vasto trabalho sobre a história da Terra. A principal importância dessa obra é a de lançar a ideia de mudança das espécies com o tempo - a evolução.

O fato de os homens ealguns animais possuírem órgãos que, pareciam, não ter utilidade alguma levou Buffon a concluir que esse seria um indício da ocorrência de alguma modificação na espécie. Ele chegou a sugerir a existênciade um ancestral comum dos mamíferos (homens, macacos e quadrúpedes), mas como era possível ter certeza disso?

Erasmus Darwin (1731-1802), avô do naturalista Charles Darwin, acreditava que asaptidões de um determinado animal eram resultado da organização da matéria da qual era formado. Assim, ao observar a estrutura de um organismo pode-se relacionar, entender, a sua função.

Partindo desse...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Breve historia das ideias revolucionistas
  • Teoria do do
  • Teorias
  • teoria
  • teorias
  • teoria
  • TEORIA
  • teorias

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!