TEORIAS PSICOL GICAS DE PIAGET E VYGOTSKY E SUA CONTRIBUI O NA EDUCA O BRASILEIRA ATUAL

1958 palavras 8 páginas
TEORIAS PSICOLÓGICAS DE PIAGET E VYGOTSKY, E SUA CONTRIBUIÇÃO NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA ATUAL

Resenha elaborada por Maria Newmann Valgueiro de Carvalho, aluna do Curso de Mestrado em Ciências da Educação e suas Multidisciplinaridades, da FACNORT/NATURALIS – Recife – PE, como requisito parcial, para obtenção de nota na disciplina Psicologia da Educação e do Desenvolvimento, ministrada pela Professora Niedja Pereira.

Esta é uma análise critica da influência de dois importantes teóricos do Desenvolvimento Cognitivo, para as práticas educacionais, na atualidade: Lev S. Vygotsky (1896-1934) que aborda a importância fundamental da linguagem e da Interação Social, onde o indivíduo se relaciona com o mundo por um Processo de Socialização, para o seu desenvolvimento; e Jean Piaget (1896-1980), que expressa a importância fundamental da Construção do Conhecimento, onde o indivíduo biológico se relaciona com o mundo por Adaptação (a partir de um conhecimento prévio). Os teóricos se assemelham na definição do perfil do aluno, como “participante do processo de construção do conhecimento, co-autor, ativo, questionador”. (PERES, 2012).
Quanto ao papel da linguagem no desenvolvimento e à relação entre linguagem e pensamento, GONÇALVES sintetiza: “Segundo Piaget, o pensamento aparece antes da linguagem, que apenas é uma das suas formas de expressão. A formação do pensamento depende, basicamente, da coordenação dos esquemas sensorimotores e não da linguagem. Já para Vygotsky, pensamento e linguagem são processos interdependentes, desde o início da vida. A aquisição da linguagem pela criança modifica suas funções mentais superiores”. (GONÇALVES, 2009)
Por meio da leitura de artigos e textos sobre o tema em discussão, foi possível pesquisar sobre os teóricos da psicologia cognitiva contemporânea Vygotsky e Piaget onde suas teorias divergem, quais as semelhanças, e em que contribuem para a formação docente e de demais profissionais que pesquisam o desenvolvimento humano.
Dando

Relacionados

  • Resumos
    169053 palavras | 677 páginas
  • TRABALHO TURMA A 2013
    13179 palavras | 53 páginas