Teorias psicodinâmicas - freud

Páginas: 5 (1019 palavras) Publicado: 11 de março de 2013
As teorias psicodinâmicas veem o comportamento como o produto de forças psicológicas que interagem dentro do indivíduo, freqüentemente fora de seu estado de consciência.
Cinco pontos centrais a teorias psicodinâmicas:
- Muito da vida mental é inconsciente e, como resultado, as pessoas podem comportar-se de maneiras que elas próprias não entendem.
- Os processos mentais, tais como emoções,motivações e pensamentos, agem paralelamente e podem, assim, ocasionar sentimentos conflitantes.
- Não somente os padrões estáveis de personalidade começam a se formar na infância como as primeiras experiências também influenciam bastante o desenvolvimento desses padrões.
- As representações mentais que fazemos de nos mesmos, de outros e de nossos relacionamentos tendem a orientar nossas interaçõescom as outras pessoas.
- O desenvolvimento da personalidade envolve aprender a regular sentimentos sexuais e agressivos assim como tornar-se socialmente interdependente em vez de dependente.
Freud propôs que o instinto sexual é a base do comportamento (desejo de obter praticamente qualquer forma de prazer). O comportamento humano baseia-se nos instintos ou impulsos inconscientes, algunsagressivos e destrutivos e outros necessários à sobrevivência do individuo e da espécie.
Ele dizia que a personalidade forma-se ao redor de três estruturas: o id, o ego e o superego.
O id seria a fonte da energia psíquica (libido). É formado pelas pulsões - instintos, impulsos orgânicos e desejos inconscientes. Não faz planos, não espera, busca uma solução imediata para as tensões, não aceitafrustrações e não conhece inibição. Ele não tem contato com a realidade, e uma satisfação na fantasia pode ter o mesmo efeito de atingir o objetivo através de uma ação concreta. O id desconhece juízo, lógica, valores, ética ou moral, sendo exigente, impulsivo, cego, irracional, antissocial, egoísta e dirigido ao prazer. Completamente inconsciente.
O ego serve como mediador, um facilitador da interaçãoentre o id e as circunstâncias do mundo externo. O ego representa a razão ou a racionalidade, ao contrário da paixão insistente e irracional do id. Enquanto o id anseia cegamente e ignora a realidade, o ego tem consciência da realidade, manipula-a e, dessa forma, regula o id. O ego obedece ao princípio da realidade, refreando as demandas em busca do prazer até encontrar o objeto apropriado parasatisfazer a necessidade e reduzir a tensão.

O ego não existe sem o id; ao contrário, o ego extrai sua força do id. O ego existe para ajudar o id e está constantemente lutando para satisfazer os instintos do id.

O superego representa a moralidade. O superego estará em conflito com o id. Ao contrário do ego, que tenta adiar a satisfação do id para momentos e lugares mais adequados, osuperegotenta inibir a completa satisfação do id.

Como se desenvolve a personalidade:
Existem cinco fases universais do desenvolvimento que são chamadas de fases psicossexuais.
Na fase oral, o desenvolvimento ocorre desde o nascimento aos 18 meses de vida. Nesta fase a zona de erotização é a boca, as atividades prazerosas são em torno da alimentação. Uma fixação nessa fase provoca o desenvolvimento deum tipo de personalidade de caráter oral, do qual os bebês que recebessem muita gratificação oral, tornariam-se adultos otimistas e dependentes, enquanto os que recebessem pouca, tornariam-se pessimistas e hostis.

A fase anal ocorre aproximadamente dos 18 meses aos três anos e meio, onde o prazer está no ânus. Nessa fase a criança aprendem a sentir prazer ao reter ou excretar fezes, começa otreino do toalete, e elas devem aprender a regular esse novo prazer. Na visão de Freud, se os pais forem muito rígidos com esse treino, a criança começa a ter excesso de raiva e pode levar uma vida autodestrutiva quando adulto. Outras tornam-se obstinadas, avarentas e excessivamente organizadas. Se os pais são muito permissivos, seus filhos podem tornar-se desorganizados, desordenados e pouco...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Teorias psicodinâmicas
  • Teoria de freud
  • Teorias de freud
  • teoria do freud
  • Teoria psicodinamica da aprendizagem
  • Teorias de Freud
  • Teoria de Freud
  • Teorias De Freud

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!