Teorias organizacionais

Páginas: 2 (334 palavras) Publicado: 21 de abril de 2011
Teoria das Relações Humanas

Críticas:

Uma das principais características no desenvolvimento dessas críticas foi que tudo aquilo que a Teoria Clássica defendia, ou seja, a produção em massa,objetivando somente as tarefas, a autoridade centralizada, a especialização dos operários para poderem produzir intensamente, a teoria das relações humanas negava, dando ênfase no comportamento humano,no lado psicológico e do bem estar dentro da empresa.
Apresentava também uma visão inadequada dos problemas de relações industriais tornando-se insegura e artificial em alguns aspectos.
Nem sempreocorreram crescimento e desenvolvimento do trabalhador na empresa quando havia um trabalho feliz, produtivo e integrado no ambiente de trabalho, como por exemplo, os incentivos salariais, citado naTeoria das Relações Humanas.
As pesquisas concentravam-se em campos muito pequenos e ao estudá-las não levavam e conta as demais. Isto levou com o tempo a um certo descrédito da teoria. A união de gruposera colocada como fundamental para a produtividade, entretanto, pesquisas demonstravam não ser uma verdade, podendo até ocorrer o inverso.
Pareciam esquecer da obtenção de lucros e a produção debens. O bem-estar do trabalhador era muito justo no seu devido lugar, mas era, no final das contas, um problema secundário na indústria e não a sua função principal. Pensavam muito no conceito dasciências e esqueciam de aplicar às práticas administrativas.
Era desenvolvido uma sutil estratégia de enganar os operários, fazendo-os trabalhar mais e exigir menos. Essa manipulação visava favorecer aadministração.
A Teoria das Relações Humanas já foi duramente criticada e até alterada em alguns pontos, mas é inegável o avanço que ela proporcionou às organizações. Atualmente é impossível pensar emempresa, organização ou instituição sem fazer qualquer relação com grupo, pessoas, interesses, vontades, necessidades, liderança ou motivação.
Cada aspecto deve ser analisado dentro do contexto...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • teorias organizacionais
  • Teorias organizacionais
  • Teoria organizacional
  • Teorias organizacionais
  • Teoria organizacional
  • teorias organizacionais
  • Teorias Organizacionais
  • Teoria organizacional

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!