Teorias, freud, gestault, behaviorismo.

1610 palavras 7 páginas
INTRODUÇÃO

As três mais importantes tendências teóricas da psicologia no século 20 foram o Behaviorismo que nasce com Watson, e tem um desenvolvimento grande nos Estados Unidos, a Gestalt que tem seu berço na Europa, surge como uma negação da fragmentação das ações e processos humanos, e a Psicanálise que nasce com Freud, na Áustria, a partir da prática médica.

TEORIA BEHAVIORISTA

O termo behaviorismo foi inaugurado pelo americano John B. Watson, em artigo publicado em 1913, que apresentava o título “Psicologia: como os behavioristas a veem”.
Watson, postulando o comportamento como objeto da Psicologia, dava a esta ciência a consciência que os psicólogos da época vinham buscando, um objeto observável, mensurável, cujos experimentos poderiam ser reproduzidos em diferentes condições e sujeitos.
Os psicólogos desta abordagem chegaram aos termos “resposta” e “estímulo” para se referirem àquilo que o organismo faz e ás variáveis ambientais que interagem com o sujeito.
A razão metodológica deve-se ao fato de que os analistas experimentais do comportamento tomaram, como modo preferencial de investigação, um método experimental e analítico.
A razão histórica refere-se aos termos escolhidos e popularizados, que foram mantidos posteriormente por outros estudiosos do comportamento, devido ao seu uso generalizado.

O COMPORTAMENTO RESPONDENTE
O comportamento reflexo ou respondente é o que usualmente chamamos de não voluntário e inclui as respostas que são eliciadas (“produzidas”) por estímulos antecedentes do ambiente. Como exemplo, podemos citar a contração das pupilas quando uma luz forte incide sobre os olhos, a salivação provocada por uma gota de limão colocada na ponta da língua, o arrepio da pele quando um ar frio nos atinge, as famosas “lágrimas de cebola” etc.

REFORÇAMENTO
Chamamos de reforço a toda consequência que, seguindo uma resposta, altera a probabilidade futura de ocorrência dessa resposta.
O reforço pode ser positivo ou negativo.
O

Relacionados