teorias do envlhecimento

413 palavras 2 páginas
TEORIAS BIOLÓGICAS QUE JUSTIFICAM A NECESSIDADE DE ENVELHECIMENTO INDIVIDUAL
Fabiana Regolin
Margô Gomes de Oliveira Karnikowski

A senescência é analisada como negativa, sendo um declínio gradual da manutenção da vida. Objetivo estudar as teorias que entendem a necessidade do envelhecimento individual do ponto de vista da evolução. Segundo Darwin deter o envelhecimento não acarretara vantagens às espécies.
Senescência: conjunto de mudanças morfofuncionais ao longo da vida, que ocorrem após a maturação sexual, diminuindo a probabilidade de sobrevivência gradualmente.
O processo de envelhecimento se inicia em diferentes épocas da vida, e é visto como negativo, porém qual seria o proposito da natureza em determinar esse processo de envelhecimento?
Darwin destaca que as espécies tem a capacidade de evoluir, e um dos aspectos da evolução é a diversidade, quanto maior a capacidade de uma espécie em se adaptar a mudanças no meio em que se vive, menor o risco de extinção desta espécie.
Através da genética foram criadas novas teorias. Dentre elas a teoria sintética da evolução ou o neodarwinismo. Fatores evolucionistas: seleção natural (características contribuem para a evolução da espécie), Recombinação Genética e as mutações Genéticas que possuem função na diversidade da vida e na adaptação dos animais e vegetais ao meio ambiente.
Seleção Natural: adequação de uma determinada característica de uma espécie ao meio ambiente, quando a mesma se torna favorável e beneficia a reprodução de sua espécie, ela é transmitida, hereditariamente para as gerações seguintes por meio da reprodução. Quando desfavorável ela se torna cada vez menos frequente e não é transmitida para as gerações futuras.
Recombinação Genética é feita através da reprodução sexuada possibilitando o surgimento de características favoráveis ou não a uma espécie.
Pesquisa: descartar ovos de moscas mais jovens, desenvolvendo apenas ovos de moscas mais velhas, resistentes a estresses ambientais como

Relacionados