Teorias do desenvolvimento Modelo Psicanalítico

Páginas: 5 (1062 palavras) Publicado: 24 de março de 2014
Resenha
Teorias do desenvolvimento
Modelo Psicanalítico

Segundo Freud a consciência pode ser descrita em três níveis, o consciente, onde todos os fenômenos podem ser percebidos, pré consciente, onde os fenômenos podem ser precebidos em certos momentos e o inconsciente onde não temos acesso aos fenômenos.
Os conceitos de consciente e inconsciente não puderam responder a algumas questõeslevantadas po Freud, cedem então lugar a três constructos psicanalíticos que constituem o modelo dinâmico da estruturação da personalidade, o Id, Ego e Superego
Id- É a fonte de energia do indivíduo. É constituído pelas pulsões, impulsos e desejos. Funciona pelo princípio do prazer. Não reconhece juízo, lógica, valores, ética ou moral. É inconsciente.
Ego- É o princípio da realidade. O Ego permiteo Id, mas, levando em conta o mundo externo. Procura a satisfação de maneira que ela traga o mínimo de consequências negativas e o máximo de prazer.
Superego- Os valores de nossa sociedade são representados pelo Superego. O Superego leva o indivíduo à perfeição, força o ego a se comportal de maneira moral e inibe impulsos contrários as regras causando sentimento de culpa ou punição não apenaspor atitudes praticadas mas até mesmo por pensamentos.
Os mecanismos de defesa são função do Ego, portanto, inconscientes. O Ego tenta criar harmonia entre o Id, o mundo exterior e o Superego. Os mecanismos de defesa tem como finalidade afastar um evento gerador de angústias.
Os principais mecanismos de defesa são:
Repressão-Esquecimento seletivo de situaçãoes que provoquem ansiedade. Conflitose frustrações são reprimidos para o inconsciente
Divisão- Um objeto pode ter características que causam amor e ódio. O objeto é dividido em dois. Preservaremos o bom relacionamento com a parte boa, e a parte ruim pode ser negada ou atacada se vivenciarmos culpa.
Negação- Não perceber aspectos que nos causariam angústia ou mágoas. Implica na percepção das coisas tal como a pessoa desejaria.Projeção- Suas características angustiantes são vistas em outro indivíduo. Atribui-se ao outro idéias e tendências que não podemos admitir como nossas.
Racionalização- Dá-se razões socialmente plausíveis para comportamentos não aceitáveis.
Formação Reativa- Quando um procedimento oposto ao impulso verdadeiro é externalizado. O impulso que geraria ansiedade é substituído por motivação oposta.Identificação- Aspectos das características de outro indivíduo, com o qual nos identificamos, são incorporadas. Trazendo sentimentos de prestígio e estima.
Regressão- O indivíduo volta a níveis de desenvolvimento anterior, apresentando comportamento imaturos e caracteírsticos da fase anterior.
Isolamento- O pensamento angustiante é isolado das conexões que teria com o resto da elaboração mental.Deslocamento- As agressões ou outros impúlsos indesejáveis não podendo ser direcionados ao causado da angústia são redirecionados a um terceiro.
Sublimação- Quando encontramos maneira de satisfazer um impulso socialmente ináceitavel realizando atividadesimilar porém, socialmente aceita.
Freud em sua teoria do desenvolvimento humano, considerou o citério afetivo, ou seja o comportamento do ser humanofrente aos seus objetos de prazer. O desenvolvimento do indivíduo tem início nos primeiros anos de vida.Este desenvolvimento foi dividido por Freud em fases, dando a cada fase um nome ligado a parte do corpo que parecia dominar o hedonismo durante aquele estágio. A maneira como o indivíduo se relaciona com os outros e os sentimentos que tem para consigo são determinadas pela maneira como suasnecessidades são satisfeitas.
Fase Oral- (nascimento-1 ano)Durante esta fase o bebê vivencia o prazer pela boca, e é independente da satisfação da fome. O objeto de desejo é o seio materno. É pela boca que o bebê conhece e descobre o mundo. Divide-se em duas etapas menores etapa oral de sucção e etapa sádico-canibal.
Fase Anal- (2-3 anos) No segundo e terceiro ano de vida se dá a maturação do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Modelo psicanalitico
  • Modelo Psicanalítico
  • Modelo Psicanalítico
  • Resenha modelo psicanalitico,freud
  • Resumo- modelo psicanalítico
  • MODELO DESENVOLVIMENTO
  • teoria do desenvolvimento
  • Teorias do desenvolvimento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!