TEORIAS DE ACIDOS E BASES MS

Páginas: 6 (1380 palavras) Publicado: 20 de abril de 2015
TEORIAS DE ACIDOS E BASES

A primeira consideração que se deve ter a respeito dos ácidos e bases é que as chamadas "teorias" de ácido-base são, na realidade, definições de ácidos ou de bases; elas não são teorias no sentido da teoria da ligação de valência ou da teoria de orbitais moleculares. Na verdade podemos fazer um ácido ser qualquer coisa que queiramos - as diferenças entre os váriosconceitos não se referem ao "certo", mas, ao uso mais conveniente em uma situação particular. Todas as definições do comportamento ácido-base são compatíveis umas com as outras. De fato, um dos objetivos na apresentação que se segue, das várias definições diferentes, é enfatizar seus paralelismos e assim dirigir o estudante na direção de uma atitude cosmopolita diante dos ácidos e bases, o que dará aele uma boa posição para lidar com as várias situações químicas, seja solução aquosa de íons, reações orgânicas, titulações não aquosas ou qualquer outra. (AYALA. JOSÉ DANILO,2008)
TEORIA DE ARRHENIUS:
Essa teoria obtém uma grande importância, pois além de da conta dos fenômenos já existentes, contribui também para o estabelecimento das bases cientificas, sendo também a teoria mais antiga,baseada em experimentos com condutividade elétrica em meio aquoso.
A partir de sua teoria podemos concluir que, ácidos são substancias capazes de sofrer ionização, liberando como único cátion o nosso ( H⁺), já as bases são capazes de sofrer ionização liberando como único ânion, a hidroxila (OH⁻), também chamada de Oxidrila. Podemos perceber que nessa definição de ácido é semelhante á de Liebig,apesar de está em um contexto diferente.
Para um ácido ser considerado forte, o seu Ka precisa ser elevado:
↑Ka = ↑[ H⁺] [A⁻] /↓ [HA ]
Para uma base ser considerada forte tem que ser bastante dissociada para que tenha muito produto, e o Kb ser elevado:
↑Kb =↑ [B⁺] [OH⁻] /↓ [BOH]

TEORIA DE BRONSTED – LOWRY :
Em 1923 J.N. Brönsted e T.M. Lowry sugeriram, independentemente, que ácidos são definidoscomo doadores de prótons e bases aceitadores de prótons. Para soluções aquosas, a definição de Brönsted-Lowry não difere apreciavelmente da definição de Arrhenius de íons hidrogênio (ácidos) e íons hidróxidos (bases). A utilidade da definição de Brönsted-Lowry está na sua habilidade de lidar com qualquer solvente, como amônia líquida ou ácido sulfúrico.
Essa teoria foi proposta de formaindependente, por um dinamarquês Johannes Nicolaus Bronsted, e um inglês Thomas Matin Lowry, onde propuseram no mesmo ano outra teoria ácido-base, conhecida como Teoria Bronsted – Lowry.
Na qual vamos ler a presença de equilíbrio químico, onde afirma que ácido é uma espécie química (molécula ou íon) capaz de doar próton (H⁺), e a base uma espécie química( molécula ou íon) capaz de receber (H⁺), obtendouma diferença da teoria anterior. Comparando com a teoria de Arrhenius, uma substancia que é um acido ou base, dependendo da reação, será chamada de substancia anfótera, e na teoria de Bronsted – Lowry, ácido ou base dependendo da reação, terá nomes especiais, substância anfótera, anfiprótica ou anfolítica.
A reação de neutralização seria uma transferência de próton entre um acido e uma base.AH + B = BH + A
TEORIA DE LEWIS:
Em 1923, G. N. Lewis propôs a definição do comportamento ácido-base em termos de doação e aceitação do par de elétrons. A definição de Lewis é, talvez, a mais amplamente usada devido à sua simplicidade e larga aplicabilidade, especialmente no campo das reações orgânicas. Lewis definiu uma base como um doador depar de elétrons e ácido como um aceitador de par de elétrons. Além de todas as reações já discutidas, a definição de Lewis inclui reações nas quais não há formação de íons e nem íons hidrogênio, ou outros íons são transferidos.
Também conhecida como teoria eletrônica, Gilbert Newton Lewis, adotou uma definição para ácido e base, onde ácido é toda espécie química ( molécula ou íon) capaz de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Complemento- teoria ácido-base
  • Teorias Ácido-base
  • Teoria ácido-base
  • Teorias ácidos e bases
  • Teorias acidos e bases
  • Teorias de ácido-base, por lewis, bronted, e arrhenius.
  • Relatório
  • Ácidos e bases

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!