teorias das relações internacionais

Páginas: 7 (1534 palavras) Publicado: 26 de abril de 2014
 As Relações Internacionais contemporâneas abre seu campo de estudo, deixando de focar apenas na explicação de guerra e paz, e passa a estudar a interdependência econômica entre os Estados, direitos humanos, corporações transnacionais e assim por diante. RI como estudo acadêmico é constituído pelo conjunto de estudos das teorias em cada momento histórico, sendo elas o realismo, oliberalismo, a sociedade internacional e a EPI. Tais teoria gera grandes debates e dilemas, dente eles, entre o liberalismo utópico e o realismo, entre as abordagens tradicionais e a behaviorismo, entre o neo-realismo e o neomarxismo e o mais atual, entre as tradições consagradas e as alternativas pós-positivismo. Cabe então conhecer cada uma delas, suas primícias para a construção de um conhecimentodifuso.
A Primeira Guerra Mundial foi o impulso decisivo para o estabelecimento de uma disciplina acadêmica de RI, que tinha como objetivo evitar tal sofrimento e erro cometido naquela época, na tentativa de abolir as guerras. Wilson, presidente do EUA durante aquele período era um liberalista, que defendia a ideia de uma democracia e de uma autodeterminação, que tem por base aconvicção liberal de que governos democráticos mão fazem e não vão á guerra uns contra os outros. Acredita que as organizações internacionais podem promover a cooperação pacífica entre Estados, o que é um pensamento liberal. Por consequência de suas ideias cria-se então a Liga das Nações. Angell, também um liberalista afirma que através da modernização e a interdependência econômica se evitaria conflitos.Ao contrário do que se pensava tais teóricos, suas ideologias não foram tiveram sucesso, a Liga das Nações nunca se tornou a organização internacional forte e capaz de conter os Estados poderosos com intenções agressivas, e que por fim se dissolveu por não haver quem a apoiasse. As esperanças de Angell de um processo ameno de modernização e interdependência também afundaram, o comércio mundialrecuou de modo dramático e a produção industrial nos países desenvolvidos declinou rapidamente, era cada país por si.
Em controvérsia ao liberalismo utópico e para justificar seu fracasso, surge o realismo como principal ideologia para interpretar o cenário internacional da época. Um dos primeiros realista foi Carr, que afirma que assim como há conflitos entre pessoas, há conflitos entrepaíses, envolvendo muito mais a rivalidade do que a cooperação. Morgenthau, outro realismo complementa a ideologia de Carr afirmando que a natureza humana é base nas relações internacionais e que esta era uma natureza má, confirmado por Einstein como, “um desejo humano pelo ódio e pela destruição”. O segundo elemento defendido pelos realistas é que a política internacional, como todo política, éuma luta por poder, em que o único meio de preservar paz e impedir a guerra é através da manutenção de uma balança. O terceiro ponto os realistas enfatizam a continuidade e a repetição, cada nova geração tende a cometer o mesmo tipo de erro das gerações anteriores, então para eles as guerras do século XX foi um evento incomum.
Outro grande dilema no estudo acadêmico das RI condiz comseu método. As RI eram estudadas levando em consideração as questões morais, tentando, a partir delas justificar e julgar atos no mundo internacional, entender as relações internacionais como parte do sistema humano e busca compreendê-las por um ótica humanista ao entrar dentro delas. Depois da Segunda Guerra Mundial passa-se a estudar como uma ideia behaviorista, que não inclui a moralidade enem a ética nos estudos, analisar apenas os fatos e ignorar os valores. O dilema se passa na questão de que se é possível formular leis cientificas sobre as relações internacionais. Os antibehaviorista discordam, afirmando que é impossível separar seus valores completamente das relações humanas. Tal dilema não houve uma resposta correta, muitos teóricos utilizavam as duas metodologias, como...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • teoria de relações internacionais
  • Teoria das relacoes internacionais
  • POR QUE ESTUDAR TEORIAS DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS
  • teoria de relações internacionais
  • Teoria das relações internacionais
  • Teoria das relações internacionais
  • Teoria das Relacoes Internacionais
  • Algumas teorias das relações internacionais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!