teorias das relações humanas

Páginas: 5 (1030 palavras) Publicado: 3 de dezembro de 2014
 CAPÍTULO 4 - TEORIAS DAS RELAÇÕES HUMANAS
1- COMO SURGIU A TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS?
Com o desenvolvimento nos países industrializados, a ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA estava tornando mecânico o trabalho do homem nas empresas. Em 1924, George Elton Mayo coordenou uma pesquisa com interesses na ansiedade humana, nos acidentes de trabalho, na rotatividade e produtividade pessoal. Essa pesquisaestendeu-se até 1932 e findou-se por falta de resultados e verbas. Porém a mesma teve sua influência sobre a TEORIA ADMINISTRATIVA e abalou os princípios básicos da TEORIA CLÁSSICA.
2- QUAL É O PRINCIPAL REPRESENTANTE DA TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS?
GEORGE ELTON MAYO( 1880-1949), percursor na abordagem das Relações Humanas, publicou 3 livros voltados aos problemas humanos, sociais e políticos apósa industrialização.
3- CITE DOIS ITENS NOS QUAIS ESTÃO CENTRADAS AS CRÍTICAS À TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS.
a)- A negação do conflito entre empresa e trabalhadores; b)- A integração grupal;c)-A espionagem disfarçada
4 - O QUE VOCÊ ACHA DE POSITIVO NESSA TEORIA?
A TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS, levantou aspectos importantes dentro do contexto organizacional. A análise dos fatores motivadores, oestímulo comportamental, a iniciativa dos funcionários são alguns dos critérios importantes a um gestor.
5- QUAL É A TEORIA MASLOW?
Ele procura explicar porque as pessoas são motivadas a determinados momentos por necessidades específicas. Onde alguns focam-se em segurança pessoal e outros em crescimento de estima.
6 - QUAIS SÃO AS CINCO NECESSIDADES DA TEORIA DE MASLOW?
FISIOLÓGICA - Fome,sede, sono, sexo e sobrevivência
SEGURANÇA - Abrigo, segurança, estabilidade e auto proteção físico e emocional.
SOCIAL - Integração social, carinho, companherismo e amizade.
AUTOESTIMA- Capacidade de realização, crescimento e amor próprio, status e reconhecimento.
AUTO-REALIZAÇÃO - Crescimento, autosatisfação e realização do potencial pessoal.
7 - DESCREVA SOBRE AS ORIGENS DA TEORIACOMPORTAMENTAL.
A Teoria Comportamental é um desdobramento da Teoria das Relações Humanas. Um dos fundamentos da Teoria Comportamental da Administração é a motivação humana, onde a teoria administrativa recebeu grande contribuição. A teoria comportamental fundamenta-se no comportamento individual das pessoas, para explicar o comportamento organizacional.
8 - DEFINA QUAIS AS CARACTERÍSTICAS BÁSICAS DATEORIA COMPORTAMENTAL.
A Teoria Comportamental em administração possui ênfase nas pessoas e no ambiente e, oferta uma variedade de estilos de Administração direcionados às organizações e aos administradores em geral, que dependem de suas convicções para estruturar os trabalhos a serem feitos nas organizações.Nesta Teoria, a concepção é de um homem administrativo, tomador de decisões quanto àparticipação nas organizações.
9 - CONCEITUE AS ORGANIZAÇÕES DENTRO DA TEORIA COMPORTAMENTAL.
A Teoria Comportamental tem seus principais fundamentos a partir dos estudos e abordagem das ciências do comportamento humano individual, para explicar como as pessoas se comportam organizacionalmente e também tem sua abordagem explicativa e descritiva, atuando nas organizações, formal e informal.
10 -CONCEITUE A TEORIA DA BUROCRACIA SEGUNDO WEBER.
A burocracia é uma forma de organização humana que se baseia na racionalidade. Segundo Weber, o moderno sistema de produção racional e capitalista origina-se da 'ética protestante'. Ele nota que o capitalismo, a organização burocrática e a ciência moderna constituem três formas de racionalidade que surgiram a partir dessas mudanças religiosas ocorridosem países protestantes.


CAPÍTULO 8 - ABORDAGEM CONTEMPORÂNEA ( NOVAS TÉCNICAS DE GESTÃO )

1. O QUE É BENCHMARKING E QUAL A SUA FINALIDADE?
Benchmarking é um processo contínuo de comparação dos produtos, serviços e práticas empresariais entre os mais fortes concorrentes ou empresas reconhecidas como líderes. É um processo de pesquisa que permite realizar comparações de processos e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Teoria das relações humanas
  • Teoria das relaçoes humanas
  • Teoria das relações humanas e comportamentais
  • Teoria das Relações Humanas
  • Teoria das Relações Humanas
  • TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS
  • teoria das relações humanas
  • Paper Teoria das Relações Humanas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!