teorias das contingecias

390 palavras 2 páginas
 Exercício sobre Teoria da Contingência
• Questionário

1. Qual o conceito de Teoria da Contingência?
A Teoria da Contingência considera tudo relativo, não existindo um modelo absoluto que possa ser utilizado em todas as situações; o que fazer irá depender das variáveis do ambiente que determinarão quais as decisões deverão ser tomadas pela organização.

2. Explique as origens da teoria da contingência.
Tem origem nas recentes pesquisas de Chandler, Burns e Stalker, entre outros, a respeito de organizações, ambientes e tecnologias.
Essas pesquisas procuravam definir qual modelo de estrutura seria mais eficaz para determinado tipo de indústria. Essa estrutura irá depender das características do ambiente externo e da interação empresa-ambiente, não existindo a melhor forma, como na Teoria Clássica, pois procuram explicar as empresas em diferentes contextos, cujas variáveis que determinam o modelo de administração da organização vêm do ambiente externo, podem ser positivas ou não para a organização.

3. Quais autores se destacaram na defesa dessa teoria?
Profº. Alfrede D. Chandler (EUA – 1962), Tom Burns e G.M. Stalker (Inglaterra), Paul Lawrence e Jay Lorsch (1965 – 1975 Harvard, EUA)

4. Cite alguns pontos relevantes?
* Considerar tudo relativo, em razão da organização sofrer influencia do meio externo e não existindo um modelo absoluto que possa ser utilizado em todas as situações, necessário se faz adotar um modelo capaz de lidá com o imprevisível.

* Conclusão da existência de dois tipos de Organizações:
- orgânicas (típicas da Escola Clássica).
- mecanicistas (típicas das escolas de Relações Humanas e Comportamento Humano.

5. Fale das limitações da escola contingencial.
A sua Visão Critica que aponta o relativismo do método gerencial, defendido por seus adeptos. Como fator extremamente negativo, uma vez que despreza os princípios universais da administração.

6. Quais as inovações que a teoria da

Relacionados

  • gigantes da industrias
    3696 palavras | 15 páginas
  • Conceito de Contingência
    5361 palavras | 22 páginas