Teorias da evolução

Páginas: 8 (1853 palavras) Publicado: 9 de novembro de 2012
Teorias da Evolução

Introdução

As espécies mudam com o decorrer do tempo. Hoje existem aproximadamente dois milhões de espécies de organismos vivos sobre a Terra, incluindo bactérias, fungos, plantas e animais. Todas elas procedem de um antepassado comum, conforme uma grande quantidade de provas biológicas reunidas por estudos científicos. Porém, não é a mesma variedade de organismos vistahá milhões de anos, quando havia espécies muito diferentes das atuais e outras que desapareceram.
A teoria da evolução trata das evidências da origem dos seres vivos e das mudanças lentas e graduais que sofreram desde seu aparecimento até os dias atuais. Várias teorias evolutivas surgiram, destacando-se, entre elas, as teorias de Lamarck e de Darwin. Atualmente, foi formulada a TeoriaSintética da Evolução, também denominada Neodarwinismo, que incorpora os conceitos modernos da genética ás idéias essenciais de Darwin sobre seleção natural. Apresentaremos neste trabalho o resumo dos tópicos mais importantes desse estudo, dando exemplos de cada uma das teorias e explicando-as para melhor entendimento.

Teorias da Evolução

Lamarckismo

Jean-Baptiste Lamarck ( 1744-1829 ),naturalista francês, foi o primeiro cientista a propor uma teoria sistemática da evolução, que explicava o modo de alteração das espécies. Sua teoria foi publicada em 1809, em um livro denominado Filosofia Zoológica. Ao contrário dos seus contemporâneos, que se limitavam a defender as ideias evolucionistas, Lamarck desenvolveu um estudo acerca do modo como funciona a evolução. A teoria resultante detal estudo chama-se Lamarckismo.
Segundo Lamarck, o princípio evolutivo estaria baseado em duas Leis fundamentais:
- Lei do uso ou desuso: “O uso de determinadas partes do corpo do organismo faz com que estas se desenvolvam, e o desuso faz com que se atrofiem.”
Para Lamarck, os seres tinham de se adaptar ao ambiente onde viviam. Assim, a adaptação é mais uma capacidade de se desenvolver deacordo com o ambiente onde vive e de transmitir tal desenvolvimento, do que um acontecimento.
Segundo este autor, a função faz o órgão, isto é, se ocorre uma mudança brusca no ambiente, e o indivíduo passa a utilizar muito um determinado órgão, então esse órgão vai desenvolver-se, tornando-se maior, mais forte ou mais sensível. Caso o indivíduo deixe de utilizar esse órgão, então vai ocorrer a suaatrofia.
É isto que explica a lei do uso e do desuso: se o ambiente faz com que haja a necessidade do desenvolvimento de certo órgão, ou vice-versa, vai ocorrer o desenvolvimento ou atrofia desse órgão.
- Lei da transmissão dos caracteres adquiridos: “Alterações provocadas em determinadas características do organismo, pelo uso e desuso, são transmitidas aos descendentes.”
A lei da herança doscaracteres hereditários diz, que os órgãos que se adaptaram em determinado indivíduo são transmitidos geneticamente. Assim, todos os indivíduos, desde que necessitem, sofrem alterações que transmitem aos descendentes. Deste modo, a transmissão genética dos caracteres adquiridos leva à evolução da espécie em direção à perfeição, relativamente aos fatores ambientais. Isto equivale a dizer que afinalidade faz o órgão - lei da adaptação.
Lamarck utilizou vários exemplos para explicar sua teoria. Segundo ele, as aves aquáticas tornaram-se pernaltas devido ao esforço que faziam no sentido de esticar as pernas para evitarem molhar as penas durante a locomoção na água. A cada geração, esse esforço produzia aves com pernas mais altas, que transmitiam essa característica à geração seguinte.Após várias gerações, teriam sido originadas as atuais aves pernaltas.
Esta teoria Lamarckista foi fortemente criticada, por um lado, devido à ideia que transmitia, de que a evolução era o caminho para a perfeição das espécies, tendo assim um objetivo; por outro lado, a teoria não foi comprovada experimentalmente, pois um indivíduo que faça uso dos seus músculos pode não ter como descendentes...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Teoria da evolução
  • teorias da evolução
  • Teoria da evolucao
  • Teoria da evolução
  • Teoria da evolução
  • Teoria da evolução
  • a teoria da evoluçao
  • Teorias da Evolução

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!