Teorias da EDUCAÇÃO( antiautoritárias e da marginalidade)

Páginas: 5 (1004 palavras) Publicado: 16 de setembro de 2014


TEORIAS ANTIAUTORITÁRIAS
E AS
TEORIAS DA
MARGINALIDADE

Maringá-PR
2014


























-Quais as principais críticas que a pedagogia antiautoritária faz À sociedade?
A primeira delas é de que a educação deve ser feita em liberdade e para liberdade.Questionavamtodo exercício de poder, que podia vir disfraçadamente reprimidas e que mudavam a escola, a tranfomando em instrumentos de dominação. Uma outra critica foi feita a autoridade excessiva da escola tradicional(até a denominaram de ‘escola-quartel’). Com isso podemos notar que qualquer tipo de autoridade serviria de critica a esta pedagogia, que tinha por objetivo centrar o processo de aprendizagem noaluno(auto-avaliação, autocritica)
-Quais são as dificuldades para implantação de práticas não-diretivas?
Para implantação de práticas não-deretivas o aluno deve ter um conhecimento profundo de seu ‘eu’, que seja capacitado de resolver por si mesmo suas dificuldades. Deve-se na verdade serem individuos que se guiem por conta propria. Dessa forma, esse tipo de pedagogia seria permeado por relaçõescontraria de superioridade, onde o aluno determinaria as regras e o professor seria apenas um mediador. Tranformando o ambiente escolar desfavorável para o processo de ensino aprendizagem, em que o aluno ganha ‘poder’ que ele não tem e o professor perde sua função.
-Dentre os teóricos analisados, identifique aqueles que predomina o enfoque psicológico e os que acentuam o enfoque sociológico.Carl Rogers, da pedagogia não-diretiva, usa na educação enfoques terapêuticos(psicanálise)A.S. Neill além de usar enfoque psicológico, usa sociológico também( sendo leitor de Freud e Marx) Francisco Ferrer utilizou ênfase sociologica em seu modelo de escola libertária.
-Em que sentido as pedagogias institucionais se utilizam do conceito instituição?
Pelo fato de considerarem organizaçõesduradoras. Além disso considera-se qualquer tipo de grupo de homens em que seus poderes e forças são oferecidos a analíse.
-Por que a burocracia é alvo de critíca por parte das tendências antiautoritárias?
Porque em sociedades ou instituições burocratizadas há uma divisão de responsabilidade, hieraquias, regras e especialização de trabalho por exemplo. O que é uma grande amaça a essa tendênciaantiautoritária.
-Como Demerval Saviani explica o problema da marginalidade nas teorias não criticas.
Dermeval Saviani acredita que a teorias não-criticas são o que se pode chamar de otimismo pedagógico,por conceber a educação com grande autonomia comparado à sociedade, por isso procura comprende-la por si mesma.A sociedade é vista então como apresentadora de desvios, e que estes devem ser corrigido pelaeducação(escola). A marginalidade então é considerada como um desses desvios, por isso surge a escola, para estabelecer a igualdade social, a fim de resolver os problemas da sociedade.
Na pedagogia tradicional, uma das teorias não-critica, a educação é vista como direito de todos e dever do Estado, sendo amarginalidade associada à ignorância. A escola surge como uma solução para esse problema. .Somente assim seria possível transformar os súditos em cidadãos, isto é, em indivíduos livres porque esclarecidos.Portanto o papel da escola é o de transmitir os conhecimentos acumulados pela humanidade.Enfatizando assim todos os campos do saber.Sendo o papel do professor transmitir os conteúdos, ter domínio do conteúdo para uma transmissão efetiva de todos assuntos culturais.A escola para o alunodeve ser um lugar onde ele estaja concentrado,que estabeleça raciocínios , para que possa apreender o máximo de conteúdo, a fim de conhecer todo repertório físico e social. Além disso para que tenha um grande aproveitamento por parte do aluno, o professor deve passar exercícios repetitivos de forma sistématica, como a tarefa, garantindo a memorização por parte deste. Assim a função da pedagogia...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Teorias antiautoritárias e a teoria da marginalidade
  • Teorias antiautoritária e teorias da marginalidade
  • Teorias antiautoritárias e teorias da marginalidade
  • Teorias Antiautoritarias e da Marginalidade
  • AS TEORIAS DA EDUCAÇÃO E O PROBLEMA DA MARGINALIDADE
  • Teorias da educação e o problema da marginalidade.
  • AS TEORIAS DA EDUCAÇÃO E O PROBLEMA DA MARGINALIDADE DE DERMEVAL SAVIANE
  • Teorias antiautoritárias

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!