Teorias da cimunicação

3847 palavras 16 páginas
REVISÃO 2º AVALIAÇÃO
Os Estudos Culturais:
Surge das alterações dos valores tradicionais da classe operária da Inglaterra do pós-guerra.
Richard Hoggart é o fundador deste centro em 1964.
Preocupavam-se com as relações entre a cultura e a sociedade (mudanças sociais).
Hoggart observou que na sociedade não existe apenas submissão, mas também resistência, o que, mais tarde, será recuperado pelos estudos de audiência dos meios massivos.

O Conceito de Cultura:
O conceito de cultura, dentro da análise dos estudos culturais, incluem dois temas adicionais: a) A cultura não é uma entidade monolítica ou homogênea, mas, ao contrário, manifesta-se de maneira diferenciada em qualquer formação social ou época histórica. b) A cultura não significa simplesmente sabedoria recebida ou experiência passiva, mas um grande número de intervenções ativas que podem tanto mudar a história quanto transmitir o passado.

A cultura popular alcança legitimidade, transformando-se num lugar de atividade crítica e de intervenção.
Eles criticam também o estabelecimento de hierarquias entre formas e práticas culturais, estabelecidas a partir de oposições como cultura alta / baixa.
Além da subcultura, os estudos culturais se concentravam também nas questões de gênero (feminismo) e onde tinha mais audiência (filmes, séries, etc.).

“O que se espera (...) é que se dirijam às escolas e universidades para lutar e oferecer, mediante o estudo da literatura, as respostas ricas, complexas, maduras, sensatas e moralmente sérias que permitirão aos indivíduos sobreviver na sociedade mecanizada dos romance-sabonete, do trabalho alienante, das propagandas estúpidas e dos meios de comunicação de massa embrutecedores.”
Terry Eagleton (apud MATELLART, 1987)

Cultura de Massa:
Produz um efeito diferente dos outros meios clássicos e não maciços (escola, universidade, visitas aos museus, etc.). Ela muda a forma de conhecimento. Como a maioria da população tem acesso a ela, estabeleceu-se uma

Relacionados

  • Comunicação Visual para os ônibus de Porto Alegre
    22381 palavras | 90 páginas