teorias da aprendizagem

291 palavras 2 páginas
Teorias da Aprendizagem
As teorias pedagógicas de aprendizagem além de amparar o processo de desenvolvimento permitem criar situações e atividades que foquem a aprendizagem e, principalmente, lidar com problemas de evasão de alunos por desmotivação e sentimento de solidão. Esses problemas são amenizados, também, por interações, diálogos e vínculos afetivos.
É importante compreender o modo como às pessoas aprendem e as condições necessárias para a aprendizagem, bem como identificar o papel de um professor, por exemplo, nesse processo. Estas teorias são importantes porque possibilita a este mestre adquirir conhecimentos, atitudes e habilidades que lhe permitirão alcançar melhor os objetivos do ensino.
Na aprendizagem escolar, existem os seguintes elementos centrais, para que o desenvolvimento escolar ocorra com sucesso: o aluno, o professor e a situação de aprendizagem.
As teorias de aprendizagem buscam reconhecer a dinâmica envolvida nos atos de ensinar e aprender, partindo do reconhecimento da evolução cognitiva do homem, e tentam explicar a relação entre o conhecimento pré-existente e o novo conhecimento. A aprendizagem não seria apenas inteligência e construção de conhecimento, mas, basicamente, identificação pessoal e relação através da interação entre as pessoas.
Os ambientes computacionais destinados ao ensino devem trazer à tona fatores pertinentes à mediação humana através da tecnologia. As teorias de aprendizagem têm em comum o fato de assumirem que indivíduos são agentes ativos na busca e construção de conhecimento, dentro de um contexto significativo. Nós, professores devemos explorar cada vez mais, porque nem sempre o que nos propomos a ensinar é algo objetivo, claro e que faz sentido no âmbito psicossocial de cada um, há então que se moldar um conteúdo programático específico, levando em consideração as expectativas do aluno, para que acerca disso, torne-se o processo de aprendizagem mais criativo, dinâmico e enriquecedor.

Relacionados