Teorias da aprendizagem: uma reflexão crítica

Páginas: 18 (4488 palavras) Publicado: 13 de maio de 2011
Teorias da Aprendizagem: uma reflexão crítica
Maria Elisa de Mattos Pires Ferreira
Supervisora de Ensino aposentada
Mestre e Doutora em Educação (PUCSP)
Pós-Doutorada em Ciências Sociais (PUCSP)

RESUMO
Com a finalidade de subsidiar a ação supervisora nas escolas de Educação Básica da rede escolar do Estado de São Paulo, este texto se propõe a iluminar os pressupostos epistemológicossubjacentes a algumas das principais teorias de aprendizagem veiculadas no meio do professorado brasileiro a partir da segunda metade do século XX. Nessa perspectiva, são discutidos conceitos associados ao tema, dentre os quais os de escola, teoria e aprendizagem.
Palavras-Chave: Teorias da Aprendizagem, Escola, Ensino Básico.

INTRODUÇÃO

Enquanto pesquisadora da área da Educação, tenho mededicado à formação de professores bem como à ação educativa no âmbito da instituição escolar. Neste artigo, proponho-me a desvelar, em parte, os pressupostos epistemológicos subjacentes a algumas das principais teorias de aprendizagem veiculadas no meio do professorado brasileiro a partir da segunda metade do século XX. Para isso, discuto conceitos associados ao tema, dentre os quais os de escola,teoria e aprendizagem.
Minha expectativa é que o presente texto possibilite aos leitores uma maior compreensão das crenças e dos valores que sustentam cada uma das teorias focadas, para que se sintam mais seguros ao optarem por alguma delas. Neste movimento, parto da convicção de que não basta ao educador conhecer as teorias em si para que elas lhe sejam úteis em plenitude. A tese que defendo é ade que os objetivos visados por um profissional somente poderão ser satisfatoriamente atingidos se ele adotar, como suporte para a sua ação educativa, teorias que se harmonizem com a visão de mundo, de ser humano e de educação que possui. Por isso, julgo fundamental que os educadores conheçam as idéias, as crenças e as convicções daqueles que elaboraram as teorias escolhidas.
Antes de tudo, queropontuar que não se pode perder de vista duas coisas: 1 - as teorias são construções humanas, elaboradas por sujeitos situados, e por isso carregam a cosmovisão de seus autores; 2 - as teorias nascem dos desafios de uma época, que só podem ser enfrentados a partir dos recursos e dos conhecimentos então disponíveis.
Para esclarecer estas e outras questões, proponho iniciar refletindo sobre afinalidade da escola.

2. Escola, para quê?

Encontramos no dicionário várias definições para “escola”, dentre as quais uma bastante adequada aos objetivos deste texto: “Estabelecimento público ou privado, onde se ministra, sistematicamente, ensino coletivo” (FERREIRA, 1995, p. 263). Além desta acepção, podemos encontrar outras, todas portando a idéia de “ensino”. Então, seria a essência da escolao ensinar? E no que consistiria isso? Voltando ao mesmo dicionário, deparamo-nos com a afirmação de que ensinar é “transmitir conhecimentos; instruir; lecionar” (p. 251). E tal como “escola”, mais explicações para “ensinar” são mencionadas, todas com o sentido de “transmitir conhecimentos”. A partir dos esclarecimentos que o léxico nos deu, sinto-me autorizada a deduzir que a escola é umainstituição social cuja finalidade é transmitir conhecimentos. Resta saber, agora, se é esta a sua única razão de ser.
Certamente não podemos negar que na escola diferentes conhecimentos são transmitidos, mas também me parece evidente que essa instituição social não pode ter seus fins restritos ao ensino (instrução). Assim sendo, ao refletirmos mais sobre essa questão, novas finalidades vão semostrando à nossa consciência, cada qual associada a um determinado ponto de vista. Como falar da razão da escola é falar dos aspectos pretendidos para ela, podemos dizer das suas finalidades política e social, cultural, humanística, e assim por diante. Seja lá como for, nenhuma delas poderá se desvincular das que a LDB propõe para a Educação Nacional. No caso da educação básica, que é que nos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Teoria triangular do amor
  • REFLEXÃO DE APRENDIZAGEM
  • Reflexão critica
  • reflexão critica
  • reflexao critica
  • Reflexão Crítica
  • Reflexão crítica
  • reflexão e critica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!