Teorias da administração

Páginas: 12 (2851 palavras) Publicado: 11 de novembro de 2012
SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 2
2. TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA, CLÁSSICA, DAS RELAÇÕES HUMANAS E NEOCLÁSSICA 2
3. ÊNFASE NAS TAREFAS 2
4. ÊNFASE NAS PESSOAS 3
5. ORGANIZAÇÕES MECANICISTAS X FLEXÍVEIS
6. TEORIA DE SISTEMAS 3
7. TEORIA MATEMÁTICA 4
8. TEORIA DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 4
9. TEORIA CONTINGENCIAL4
10. PENSAMENTO SISTEMICO E LIDERANÇA 4
11. ESTILOS DE LIDERANÇA 5
12. CONCEPÇÕES CLÁSSICAS DA ADMINISTRAÇÃO 6
13. CONCEPÇÕES CONTEMPORÂNEAS 6
14. CONCEITO DE ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA 7
15. PROCESSO DA ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA 7
16. QUADRO COMPARATIVO 7
17. CONCLUSÃO 9
18. FONTES11


INTRODUÇÃO

Este trabalho é sobre Teorias da Administração.
O estudo das teorias da administração auxilia na compreensão da organização, abrangendo a visão sobre os seus processos. Por esta razão, no presente tópico são apresentadas as teorias que mais se destacaram. Dentre elas se encontram: a Teoria da Administração Científica, a Teoria Clássica, a Teoria das RelaçõesHumanas, a Teoria Neoclássica, a Administração por Objetivos e o Gerenciamento pelas Diretrizes.
TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA, CLÁSSICA, DAS RELAÇÕES HUMANAS E NEOCLÁSSICA
A administração científica recebeu esta denominação devido ao seu caráter altamente técnico. Possuía ênfase nas tarefas, onde se procurava reduzir o desperdício e elevar o índice de produtividade. A administraçãoclássica é a teoria clássica das organizações. Essa abordagem anatômica e estrutural da organização foi desenvolvida em meados de 1916, por seu fundador Henri Fayol. Ela surgiu da necessidade de encontrar as linhas mestras para gerenciar organizações complexas. A Teoria das Relações Humanas defendia o homo social, e introduzia nas organizações a preocupação com a satisfação dos trabalhadores, que antesnão era abordada. Por último, aparece a Teoria Neoclássica, também conhecida como o "Novo Movimento" das Relações Humanas, que faz uma tentativa de integrar a teoria clássica com a teoria das relações humanas.
ÊNFASE NAS TAREFAS

A Teoria da Administração Científica é muito difundida em algumas empresas, a ênfase nas tarefas, a produção em série. Mesmo não tendo conhecimento destas teorias, asindústrias ainda utilizam-se deste método. Todas as teorias administrativas têm fatores que se tornaram obsoletas, mas ainda tem aplicabilidade.
A Teoria da Burocracia é muito presente em órgãos públicos, essa mesma teoria que tomou forma em 1947, ainda mantêm-se viva, às vezes em parte, em segmentos de uma empresa, ou como um todo. Nas Teorias de Taylor, Fayol e Weber o homem era visto comomáquina, no entanto este conceito ainda é muito presente em nossa sociedade. A ênfase nas tarefas tem seu valor e aplicabilidade nos dias conturbados de caos.

ÊNFASE NAS PESSOAS
É a fase em que administrar é, sobretudo lidar com pessoas dentro das
empresas, deixando em segundo plano a estrutura e as tarefas. É a
chamada abordagem humanística, podendo ser desdobrada em duas escolas
ou teorias:Escola das Relações Humanas e a Teoria Comportamental.
A Teoria das Relações Humanas é um conjunto de teorias administrativas que ganharam força com a Grande Depressão criada na quebra da bolsa de valores de Nova Iorque, em 1929. Com a "Grande Crise" todas as verdades até então aceitas são contestadas na busca da causa da crise. As novas idéias trazidas pela Escola de Relações Humanas trazem umanova perspetiva para a recuperação das empresas de acordo com as preocupações de seus dirigentes e começa a tratar de forma mais complexa os seres humanos.
Teoria comportamental da administração (Simon, 1947) é uma teoria aplicada à administração de empresas. A teoria comportamental da administração trouxe uma nova concepção e um novo enfoque dentro da teoria administrativa: a abordagem das...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Teoria da Administraçao
  • teoria de administração
  • Teorias da administração
  • Teoria da administração
  • Teoria da administração
  • Teorias da administração
  • Teorias de administração
  • Teoria da administração

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!